Na análise de elementos estruturais submetidos à flexão, a posição da linha neut...

Questão de Engenharia Civil da banca Instituto Legalle aplicada no concurso Prefeitura de Ibiraiaras RS (2026). Confira a resolução completa abaixo:

Na análise de elementos estruturais submetidos à flexão, a posição da linha neutra constitui parâmetro relevante para a avaliação do estado de deformações e da distribuição de tensões na seção transversal. Com base nesses conceitos, analise as assertivas a seguir:

I. A linha neutra corresponde à região da seção onde as deformações longitudinais são nulas, separando as zonas comprimidas e tracionadas do elemento.

II. Em vigas de concreto armado submetidas à flexão simples, sua posição é determinada pelas condições de compatibilidade de deformações e pelo equilíbrio das forças internas na seção.

III. De modo semelhante às seções retangulares, a linha neutra em outros tipos de vigas pode ser considerada coincidente com o eixo que passa pelo centro geométrico da seção.

IV. Em seções trapezoidais ou de geometria variável, a posição da linha neutra pode ser estimada por procedimentos semelhantes aos aplicados em seções retangulares, considerando predominantemente a configuração geométrica das áreas comprimidas e tracionadas.


Acerca das assertivas, pode-se afirmar que: