A Política Nacional de Humanização (PNH) propôe a indissociabilidade entre atenç...

Questão de Saúde Pública da banca Instituto Legalle aplicada no concurso Prefeitura de Criciúma SC (2026). Confira a resolução completa abaixo:

A Política Nacional de Humanização (PNH) propôe a indissociabilidade entre atenção e gestão como eixo estruturante das práticas em saúde. Com base nesse pressuposto, analise as partes que seguem:


(1ªparte).O acolhimento com classÍfícação de risco constitui dispositivo que reorganiza o acesso aos serviços, com base na avalíação da gravidade e não na ordem de chegada.


(2ªparte).A clínica ampliada é um princípio da PNH que reafirma a centralidade do saber médico como eixo exclusivo da tomada de decisão terapêutica.


(3ªparte).A PNH incentiva a educação permanente em saúde como dispositivo de transformação das práticas e qualificação do cuidado.

Pode-se afirmar que: