Na revisão de um plano de adubação, uma equipe técnica confrontou resultados de ...

Questão de Engenharia Agronômica Agronomia da banca Instituto Legalle aplicada no concurso BADESUL RS (2026). Confira a resolução completa abaixo:

Na revisão de um plano de adubação, uma equipe técnica confrontou resultados de análise de solo, histórico de uso da área, metas de rendimento, limitações operacionais na escolha e aplicação de fertilizantes e necessidade de preservar a fertilidade do solo sem ampliar desnecessariamente o custo do sistema. Considerando esse contexto, analise as assertivas a seguir, julgando-as V, se Verdadeiras, ou F, se Falsas:
( )A definição do programa de adubação não deve se apoiar exclusivamente na análise de solo, ainda que esta constitua o principal diagnóstico da disponibilidade de nutrientes, pois o ajuste das doses também pode requerer informações sobre estado nutricional das plantas, produtividade esperada e resposta da cultura à adubação.
( )Como a produtividade esperada deve evitar subdimensionamento da adubação, a meta técnica deve ser fixada na maior produtividade já obtida na gleba, desconsiderando a média histórica e limitações permanentes do sistema de produção.
( )Em solos com teores médios de nutrientes, as respostas esperadas à adubação tendem a ser pequenas; por isso, em conjunturas desfavoráveis de preço ou suprimento de fertilizantes, admite-se reduzir temporariamente as doses sem comprometer de modo relevante a produtividade, desde que a fertilidade seja recomposta em momento oportuno.
( )Na implementação das recomendações, o grau de incerteza inerente à adubação exige correspondência estritamente exata entre as quantidades recomendadas de nutrientes e as efetivamente aplicadas, razão pela qual simplificações operacionais tendem a comprometer a qualidade técnica da recomendação.
( ) Na recomendação de nitrogênio, áreas com antecedente de gramíneas enquadram-se em classe de maior resposta esperada à adubação nitrogenada do que áreas com antecedente de leguminosas ou adubos verdes.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?