Questões Comunicação Social Ética

Na década de 1980, nos EUA, membros de uma família proprietária de uma escola infant...

Responda: Na década de 1980, nos EUA, membros de uma família proprietária de uma escola infantil são acusados de abuso contra uma criança. Além da justiça, que joga pesado contra os McMartin, eles sofrem ...


1Q110154 | Comunicação Social, Ética, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

Na década de 1980, nos EUA, membros de uma família proprietária de uma escola infantil são acusados de abuso contra uma criança. Além da justiça, que joga pesado contra os McMartin, eles sofrem a fúria histérica de sua comunidade. Apoiada nas supostas provas levantadas por uma falsa psicóloga contra os que trabalhavam naquela escola, a promotora manda alguns para a cadeia. Inconformado, um advogado vê que se trata de um caso de histeria coletiva insuflado pela imprensa e, uma década depois, consegue inocentar todos os acusados, mas vidas já tinham sido arruinadas. Essa história, contada no filme "Acusação" (produção de Oliver Stone e direção de Mick Jackon), virou realidade em 1994, na Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo (Lima, 2006). Esse caso envolveu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O caso da Escola Base, ocorrido em São Paulo em 1994, envolveu acusações graves feitas por duas mães de alunos, que afirmaram que seus filhos estavam sendo molestados sexualmente na escola. Além disso, houve a alegação de que as crianças seriam levadas para orgias em um motel, o que gerou uma grande comoção social e midiática.

Posteriormente, as investigações não confirmaram as acusações, e os acusados foram inocentados. Contudo, o dano à reputação e à vida dessas pessoas já havia sido causado. Em consequência, os acusados processaram os órgãos de imprensa que divulgaram as acusações sem a devida apuração, evidenciando a responsabilidade da mídia em casos sensíveis.

As demais alternativas não correspondem aos fatos do caso Escola Base. A alternativa b) fala de autocrítica da imprensa, o que não ocorreu de forma clara e oficial. A alternativa c) trata do dever do jornalista, mas ignora o erro cometido na cobertura. A alternativa d) menciona denúncia feita por jornalistas, o que não é o caso. A alternativa e) apresenta uma visão equivocada sobre a atuação do delegado e o apoio da imprensa.

Portanto, a alternativa a) é a que melhor descreve os fatos reais do caso Escola Base, conforme o enunciado e o contexto histórico.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.