Questões Gestão de Pessoas Legislação Trabalhista

A respeito da duração da jornada de trabalho, analise as afirmações a seguir.

Responda: A respeito da duração da jornada de trabalho, analise as afirmações a seguir. I - Não fazem jus a perceber horas extras os gerentes exercentes de cargo de gestão, diretores e chefes de d...


Q111384 | Gestão de Pessoas, Legislação Trabalhista, Analista de Gestão Corporativa Recursos Humanos, EPE, CESGRANRIO

A respeito da duração da jornada de trabalho, analise as afirmações a seguir.

I - Não fazem jus a perceber horas extras os gerentes exercentes de cargo de gestão, diretores e chefes de departamento ou filial, quando o salário do cargo de confiança for superior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%.

II - Segundo a legislação brasileira, a jornada máxima de trabalho de qualquer empregado é de 8 horas diárias.

III - O empregado remunerado à base de comissões não tem direito a perceber horas extras.

IV - Os empregados que exercem atividade externa, incompatível com a fixação do horário de trabalho, desde que anotada tal condição na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados, fazem jus a receber horas extras.

V - A empresa com menos de 10 (dez) empregados está dispensada da anotação dos horários de entrada e saída de seus empregados.

Estão corretas APENAS as afirmações

David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 15:19:38🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Vamos analisar cada afirmação:

I - Correta. De acordo com o artigo 62, inciso II, da CLT, os gerentes, diretores e chefes de departamento ou filial, quando o salário do cargo de confiança for superior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%, não têm direito ao pagamento de horas extras.

II - Incorreta. A jornada máxima de trabalho de qualquer empregado, de acordo com a legislação brasileira, é de 8 horas diárias, mas pode ser estendida para até 12 horas, desde que respeitado o limite de 44 horas semanais, conforme o artigo 7º, inciso XIII, da Constituição Federal.

III - Incorreta. Os empregados remunerados à base de comissões também têm direito a receber horas extras, conforme o artigo 6º da CLT.

IV - Correta. De acordo com o artigo 62, inciso I, da CLT, os empregados que exercem atividade externa, incompatível com a fixação do horário de trabalho, desde que anotada tal condição na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados, têm direito a receber horas extras.

V - Incorreta. Todas as empresas, independentemente do número de empregados, estão obrigadas a anotar os horários de entrada e saída de seus empregados, conforme o artigo 74, § 2º, da CLT.

Portanto, apenas as afirmações I e IV estão corretas. A alternativa correta é a letra b) I e V.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.