A Controladoria de determinado Município implantou um sistema eletrônico inte...

A Controladoria de determinado Município implantou um sistema eletrônico integrado de controle interno, com armazenamento em nuvem, painéis de Business Intelligence (BI), assinatura digital de docu...


publicidade
A Controladoria de determinado Município implantou um sistema eletrônico integrado de controle interno, com armazenamento em nuvem, painéis de Business Intelligence (BI), assinatura digital de documentos e banco de dados destinado ao acompanhamento da execução orçamentária e contratual. Durante uma auditoria, os servidores elaboraram relatórios no Word, consolidaram dados no Excel, apresentaram resultados no PowerPoint e encaminharam documentos por correio eletrônico institucional. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    24/08/2026 • 14:26
    Vamos analisar a questão. Ela trata sobre o uso de tecnologias pela Controladoria de um município, incluindo sistemas eletrônicos de controle interno, armazenamento em nuvem, BI, assinatura digital, além de ferramentas cotidianas como Word, Excel, PowerPoint e e-mails institucionais. O cerne da pergunta pede para identificar a alternativa correta sobre esse contexto de informatização e seus impactos na segurança, na gestão de dados e na governança.

    Começando pela alternativa A: ela diz que o armazenamento em nuvem elimina a necessidade de políticas de backup e de segurança porque o provedor já protege tudo. Isso está incorreto, pois mesmo com armazenamento em nuvem, é essencial manter políticas de backup (para evitar perdas por falhas do provedor ou ataques) e segurança (para proteger dados sensíveis, conformidade legal etc.). O provedor oferta parte da proteção, mas a responsabilidade final é do órgão.

    Na alternativa B, a afirmação é que a assinatura digital e documentos eletrônicos dispensam mecanismos de autenticação e controle de integridade, pois são iguais aos físicos. Errado! A assinatura digital justamente garante autenticidade e integridade (por meio de criptografia), mas para isso é necessário um sistema de autenticação forte. Ou seja, os controles são essenciais e até maiores do que nos documentos físicos.

    Analisando a alternativa C, ela diz que sistemas informatizados como os de gestão pública e BI permitem integrar e analisar dados para a tomada de decisão, mas ressalta que isso não exclui a necessidade de controles de segurança e governança. Essa alternativa está correta. Ou seja, tecnologia ajuda, mas o controle da informação e a governança ainda são pontos críticos; os sistemas precisam ser geridos para garantir integridade, confiabilidade e confidencialidade dos dados.

    Por fim, a alternativa D afirma que usar e-mail institucional e sistemas eletrônicos impede o compartilhamento de informações entre órgãos e inviabiliza governo digital. Isso não faz sentido; pelo contrário, esses sistemas justamente viabilizam o governo digital e facilitam o intercâmbio de informações.

    Portanto, a única correta é a alternativa C.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.