Leia as afirmativas abaixo, atentando para os termos destacados e os seus com...

Leia as afirmativas abaixo, atentando para os termos destacados e os seus comentários. Em seguida, coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. ( )“A ideia dele é resultado da sua volta à ...


publicidade
📖 Texto associado ▼
Texto 1 para as questão.

A caminhabilidade do Recife

“A compreensão de mundo e de uma cidade se modifica pela caminhada. Uma boa parte da população do Recife não compreende a realidade local porque não anda nos espaços públicos.” Esta é uma questão de cidadania abordada e defendida por Francisco Cunha, que, além de arquiteto e urbanista e consultor empresarial, considera-se um militante da mobilidade a pé na capital pernambucana. À ideia dele é resultado da sua volta à prática de caminhar pela cidade.
“Quando voltei a andar a pé, percebi que aquela cidade que havia deixado na minha adolescência era completamente outra. Também constatei a situação das calçadas que não oferecem condições adequadas para caminhar”, afirma Cunha. Foi aí que ele começou a levantar uma discussão sobre a situação das calçadas junto ao poder público e escreveu o livro Calçada: o primeiro degrau da cidadania urbana.

Francisco Cunha. Revista Textos. Dezembro 2019. Edição 1. Editora Textos. pp. 6-7.
Leia as afirmativas abaixo, atentando para os termos destacados e os seus comentários. Em seguida, coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( )“A ideia dele é resultado da sua volta à pratica de caminhar pela cidade.” — nesse contexto. a crase é facultativa.
( )“Quando voltei a andar a pé...”— a ausência do acento grave nos termos destacados se justifica pelo fato de aprimeira estar diante de um verbo é a segunda, diante de um termo masculino.
( )“Também constatei a situação das calçadas...” — substituindo o verbo destacado por “referir-se”, estaria correta aconstrução: Também me referi a situação das calçadas.
( )“Foi ai que ele começou a levantar uma discussão...” — a ausência da crase se justifica por estar diante de verbo.
( ) “uma discussão sobre a situação das calcadas junto ao poder publico...” — nesse contexto, a crase ¢ facultativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    30/08/2026 • 09:01
    Esse tipo de questão pede um olhar cuidadoso sobre o uso da crase e análise sintática, especialmente nas situações em que ela é obrigatória, proibida ou facultativa. É importante lembrar que a crase é a fusão da preposição 'a' com o artigo feminino 'a' (ou 'as'), e só ocorre diante de palavras femininas quando o termo anterior exige preposição.

    Vamos para cada afirmativa:

    1) “A ideia dele é resultado da sua volta à prática de caminhar pela cidade.” — aqui, o termo 'volta' exige preposição 'a' e 'prática' está no feminino, então o correto é usar crase. No entanto, a questão diz que a crase é facultativa, o que é FALSO. É obrigatória.

    2) “Quando voltei a andar a pé...” — o primeiro 'a' está diante do verbo 'andar', não se usa crase antes de verbo; na segunda, temos 'a pé', que é termo masculino. Portanto, está justificada a ausência do acento grave. Essa está VERDADEIRA.

    3) “Também constatei a situação das calçadas...” — substituir 'constatei' (verbo transitivo direto) por 'referi-se' (verbo transitivo indireto) mudaria a regência: quem se refere, refere-se 'à' alguma coisa. A frase correta seria 'Também me referi à situação das calçadas.' Mas o exemplo apresentado na afirmação omite o acento/preposição e está errada: não se pode substituir direto por indireto sem ajustar o complemento. Essa é FALSA.

    4) “Foi aí que ele começou a levantar uma discussão...” — não há crase antes de verbo, como 'levantar'. Então está correta a justificativa da ausência do acento. VERDADEIRA.

    5) “uma discussão sobre a situação das calçadas junto ao poder público...” — a crase entre 'sobre' e 'a situação' não é necessária, pois não ocorre fusão de preposição e artigo nesse contexto. A crase não é facultativa, simplesmente não se usa. Portanto, está FALSA.

    Assim, a sequência correta é: F-V-F-V-F.
    Portanto, o gabarito é letra a.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.