Em 1995, o Brasil determina através da Lei nº 9.010, que o termo “lepra” e s...

Em 1995, o Brasil determina através da Lei nº 9.010, que o termo “lepra” e seus derivados não poderiam mais serem utilizados para se referirem à Hanseníase, ampliando a compreensão da história d...


publicidade
Em 1995, o Brasil determina através da Lei nº 9.010, que o termo “lepra” e seus derivados não poderiam mais serem utilizados para se referirem à Hanseníase, ampliando a compreensão da história da doença para além do bacilo, mas enquanto trajetória de pessoas e famílias acometidas. Sobre a Hanseníase, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. São componentes da Prevenção de Deficiências Físicas ligadas à Hanseníase: diagnóstico precoce, tratamento regular com PQT-U e aplicação de BCG em contatos; detecção precoce e tratamento adequado das reações e neurites; apoio a manutenção da condição emocional e integração social e; realização de autocuidados.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde (UBS) e em referência, não sendo necessário internação; o tratamento medicamentoso é realizado com a associação de três antimicrobianos - rifampicina, dapsona e clofazimina – a qual denominamos de Poliquimioterapia Única (PQT-U); a duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença (paucibacilar e multibacilar).

III. O sinais e sintomas são: manchas brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas e/ou área(s) da pele com alteração da sensibilidade térmica e/ou dolorosa e/ou tátil; comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s) – geralmente espessamento, associado à alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; áreas com diminuição dos pelos e do suor; sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente nas mãos e nos pés; diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés e; caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

IV. A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase (na forma infectante e sem tratamento) elimina o bacilo para o meio exterior superiores (por meio do espirro, objetos utilizados pelo paciente, ou abraço), infectando outras pessoas suscetíveis, não sendo necessário um contato próximo e prolongado.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    29/08/2026 • 21:01
    Hoje vamos discutir a hanseníase, uma doença crônica conhecida por muito tempo como lepra – termo que, como a questão bem lembrou, foi oficialmente abolido para evitar o estigma. Vamos revisar cada uma das afirmações da questão.

    A assertiva I trata dos componentes da prevenção de deficiências físicas ligadas à hanseníase. Aqui estão listadas práticas corretas, como diagnóstico precoce, tratamento regular, vacinação dos contatos com BCG, detecção e tratamento de reações e neurites, suporte psicossocial e incentivo ao autocuidado. Todos esses pontos fazem parte das diretrizes do Ministério da Saúde para evitar danos físicos em pacientes com hanseníase. Portanto, a afirmação I está correta.

    Na assertiva II, temos a abordagem sobre o tratamento e acompanhamento da hanseníase pelo SUS. O tratamento realmente é ambulatorial, com poucas indicações de internação. O esquema de poliquimioterapia (PQT) leva três drogas: rifampicina, dapsona e clofazimina, e o tempo de tratamento varia conforme a classificação clínica – paucibacilar ou multibacilar. Ou seja, II também está correta.

    A assertiva III apresenta sinais e sintomas típicos da hanseníase. Fala de manchas de várias cores e áreas de pele com alteração sensorial (térmica, dolorosa ou tátil), espessamento de nervos periféricos, áreas com diminuição de pelos e suor, parestesias como formigamento, perda de sensibilidade/força em face, mãos e pés, e caroços pelo corpo em alguns casos. Todas essas manifestações são clássicas da doença. Portanto, III está correta.

    Por fim, a assertiva IV fala sobre a transmissão da hanseníase. Aqui, há um erro: apesar de a transmissão realmente acontecer sobretudo pelo contato próximo e prolongado com as vias aéreas superiores de pessoas doentes não tratadas, mencionar "espirro, objetos utilizados pelo paciente, ou abraço" como meios diretos de transmissão não está de acordo com o que se sabe atualmente. Transmissão por objetos é considerada extremamente rara e o próprio contato físico breve, como um abraço, não é um modo significativo de transmissão; além disso, é necessário contato frequente e prolongado. Portanto, IV está incorreta.

    Assim, as assertivas corretas são I, II e III. Logo, o gabarito é letra b.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.