?Eu e o computador jamais seríamos íntimos.? Assinale a opção que indi...

?Eu e o computador jamais seríamos íntimos.? Assinale a opção que indica a frase que não segue as regras de concordância verbal da norma culta.


📖 Texto associado

2015_07_14_55a538e94ba25.https://arquivos.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

?Eu e o computador jamais seríamos íntimos.?
Assinale a opção que indica a frase que não segue as regras de concordância verbal da norma culta.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d)

    Vamos analisar as opções:

    a) "Tu e ele jamais serão íntimos." - Aqui o verbo está no plural "serão", concordando com "tu e ele". Apesar de "tu" normalmente exigir verbo na segunda pessoa do singular, quando acompanhado de outra pessoa, o verbo vai para a terceira pessoa do plural. Então está correto.

    b) "Tu e ele jamais sereis íntimos." - O verbo "sereis" está na segunda pessoa do plural, que combina com "vós". Como o sujeito é "tu e ele" (segunda e terceira pessoa), o verbo deve ficar na terceira pessoa do plural. Então essa frase está errada.

    c) "Você e eu jamais seremos íntimos." - O verbo "seremos" está na primeira pessoa do plural, concordando com "você e eu". Está correto.

    d) "Vocês e ele jamais sereis íntimos." - "Vocês" pede verbo na terceira pessoa do plural, mas "sereis" é segunda pessoa do plural. Então a concordância está errada.

    e) "Ela e ele jamais serão íntimos." - verbo na terceira pessoa do plural, correto.

    Entre as opções, a que não segue a norma culta é a d), pois o verbo "sereis" não concorda com o sujeito "vocês e ele".
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.