A bursite trocantérica é uma inflamação das bolsas localizadas na região do t...

A bursite trocantérica é uma inflamação das bolsas localizadas na região do trocanter maior do fêmur. É uma patologia que pode ocorrer por uma artropatia inflamatória ou processo degenerativo; a ob...


publicidade
A bursite trocantérica é uma inflamação das bolsas localizadas na região do trocanter maior do fêmur. É uma patologia que pode ocorrer por uma artropatia inflamatória ou processo degenerativo; a obesidade, associada ao aumento de idade ou à artrite, é outro fator de risco por biomecanicamente aumentar a sobrecarga na articulação coxofemoral; e, traumatismos diretos sobre o trocanter maior do fêmur também podem causar lesão e inflamação local. É importante ressaltar que quando o paciente busca o diagnóstico e o tratamento nos primeiros sintomas e sinais da doença, o prognóstico é favorável e há maior probabilidade de resolução do quadro com medidas conservadoras. Diante do exposto, analise as assertivas a respeito da avaliação fisioterapêutica de pacientes com bursite trocantérica e assinale a alternativa correta.
I. No início do processo de avaliação do paciente, algumas condições devem ser consideradas, como o índice de massa corporal, para verificar o grau de obesidade, já que este é um fator de risco para a bursite. A idade também deve ser levada em conta pela faixa etária de risco para a patologia e também pelos idosos terem um processo degenerativo progressivo das suas articulações.
II. Na coleta da história do paciente, é necessário levar em consideração que na artropatia inflamatória ou na osteoartrose, o tempo de ocorrência e a sua progressão são importantes na avaliação do paciente; patologias de coluna lombar ou cirurgia prévia de quadril podem elucidar a causa da bursite. O paciente também pode relatar, na consulta, alguma queda ou contusão sobre a região trocanteriana.
III. Durante a inspeção, a presença da inflamação latente irá demonstrar eritema local, da mesma forma que algum traumatismo será representado por uma lesão aberta ou um arroxeado sobre a pele. Também deve ser verificada qualquer desigualdade entre o comprimento dos membros inferiores. Em casos crônicos de bursite, é identificado um estado de atrofia do quadríceps e da região glútea.
IV. Na palpação, uma pressão leve sobre a bursa (anterior ao trocanter maior) desencadeia intensa dor e desconforto. Há, também, hipossensibilidade à palpação profunda sobre o trocanter maior, o que sugere tendinite do tendão do quadrado lombar.
V. No exame físico, a rotação interna do quadril é dolorosa e causa desconforto, mas são incomuns estes sintomas durante a rotação externa. A amplitude de movimento de adução do quadril não é restrita, sendo que a dor diminui ao realizar-se a abdução e melhora na abdução contrarresistência. Na movimentação passiva, a amplitude de movimento do quadril geralmente é incompleta. Além disso, o paciente apresenta sinal de Trendelenburg negativo e a sua marcha é normal.
VI. A baropodometria computadorizada é um recurso que pode ser aliado do fisioterapeuta na avaliação dos pacientes. É um sistema que utiliza palmilhas extremamente finas, introduzidas no interior do calçado do paciente, transmitindo informações de pressão plantar para um computador e armazenando todas as informações adquiridas em níveis estático e dinâmico. Por meio dos resultados obtidos pela unidade gramas por centímetros quadrados e a imagem fornecida pela tela do computador, podem ser verificadas alterações na marcha, pontos de maior pressão e alterações posturais, elucidando a causa da bursite trocantérica, seja ela uma alteração postural ou uma desigualdade entre comprimentos de membros.
Analisando...
publicidade
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.