Sobre a ludicidade no processo de ensinoaprendizagem, analise as assertivas e...

Sobre a ludicidade no processo de ensinoaprendizagem, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. A ludicidade, segundo a BNCC, é reconhecida como estratégia pedagógica que...


publicidade
Sobre a ludicidade no processo de ensinoaprendizagem, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. A ludicidade, segundo a BNCC, é reconhecida como estratégia pedagógica que potencializa o desenvolvimento cognitivo, motor e social.
II. O brincar deve ser considerado apenas no contexto extracurricular, pois não contribui para o processo de ensino formal.
III. A ludicidade favorece a motivação intrínseca, sendo associada à criatividade e à construção de significados.
IV. As práticas lúdicas não devem ser adaptadas à faixa etária, pois possuem caráter universal.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    28/08/2026 • 15:01
    Vamos falar sobre o tema da chamada ludicidade dentro da educação, que é extremamente relevante nas discussões atuais sobre ensino-aprendizagem. A expressão 'ludicidade' envolve as atividades lúdicas, os jogos, as brincadeiras e tudo que proporciona prazer enquanto se aprende.

    Analisando a assertiva I: ela está correta, pois a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) realmente reconhece o brincar e as práticas lúdicas como estratégias fundamentais que potencializam aspectos cognitivos, motores e sociais das crianças.

    Na assertiva II: está incorreta, porque restringir o brincar somente ao contexto extracurricular é um erro conceitual. Brincar faz parte do desenvolvimento integral da criança e é um instrumento importante no próprio processo formal de ensino.

    A assertiva III está correta. A ludicidade favorece sim a motivação intrínseca, estimula a criatividade e amplia a construção de significados por parte dos alunos. Aprender com prazer é determinante para o envolvimento do estudante.

    Por fim, a assertiva IV está equivocada. As práticas lúdicas precisam, sim, ser adaptadas à faixa etária, já que o público infantil, juvenil e adulto tem necessidades e níveis de compreensão muito diferentes entre si – o que funciona para um grupo, pode não funcionar para outro.

    Portanto, analisando todas, vemos que apenas as assertivas I e III estão corretas, conforme a alternativa A.

    Gabarito: a
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.