Assinale a opção que apresenta análise correta do texto quanto aos aspectos g...

Assinale a opção que apresenta análise correta do texto quanto aos aspectos gramaticais.


publicidade
📖 Texto associado
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 5º, caput.
Assinale a opção que apresenta análise correta do texto quanto aos aspectos gramaticais.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    02/09/2026 • 05:02
    Vamos analisar o trecho apresentado e as alternativas para entender os aspectos gramaticais envolvidos.

    Primeiro, o texto da Constituição fala: 'Todos são iguais perante a lei...'. A palavra 'perante' é uma preposição que indica posição, geralmente considerada uma preposição simples que rege substantivo ou pronome, e nunca se combina com artigo para formar crase. Assim, a alternativa (a) está incorreta, pois 'perante à lei' é uma grafia errada; o correto é 'perante a lei' sem crase.

    Na alternativa (b), vemos a expressão 'à segurança', destacando o uso da crase. O verbo 'garantir' pode reger objeto direto e objeto indireto, dependendo do complemento. No caso, 'à segurança' é objeto indireto regido pela preposição 'a' exigida pela palavra 'garantir', que nesse contexto tem sentido transitivo indireto. Assim, o uso da crase aqui é correto; portanto, a crítica de que o acento grave é indevido está errada.

    Já a alternativa (c) afirma alguns pontos interessantes: o 'se' em 'garantindo-se' tem função de pronome apassivador - correto, pois marca voz passiva sintética - e a ênclise ocorre após verbo no gerúndio sem palavra atrativa, o que também está certo, dado que o verbo está em forma nominal e o pronome anexado é permitido. Além disso, a palavra 'País' tem acento para marcar o hiato do 'i' tônico seguido de 's', o que é uma regra de acentuação correta.

    A alternativa (d) fala da estrutura do dispositivo constitucional. A frase tem um caput (uma frase declarativa), seguida dos dois-pontos que indicam listagem ou explicação. Entretanto, a parte que diz que os dois-pontos substituem o ponto final por opção estilística está incorreta, pois os dois-pontos indicam que uma explicação ou detalhamento seguirá, não são mera opção de pontuação.

    Por fim, (e) refere-se à concordância de 'são' com 'Todos', que é um pronome indefinido plural masculino e feminino, mas invariável quanto ao gênero. O verbo concorda em número (plural), e o predicativo 'iguais' está no masculino plural porque concorda com 'Todos', que se refere a um grupo plural e neutro. Essa explicação está correta.

    Assim, entre as alternativas apresentadas, a única que está correta quanto aos aspectos gramaticais é a (c).

    Gabarito: c
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.