Sobre os dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS), é

Sobre os dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS), é CORRETO afirmar:


publicidade
Sobre os dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS), é CORRETO afirmar:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    13/09/2026 • 13:01
    Vamos falar sobre os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), que são muito importantes para a segurança dos equipamentos elétricos e eletrônicos. Esses dispositivos têm como função principal proteger os aparelhos contra sobretensões transitórias — ou seja, picos de tensão que ultrapassam o valor normal da rede elétrica. Essas sobretensões podem ocorrer, por exemplo, devido a descargas atmosféricas (raios) ou manobras na rede elétrica.

    Os DPS funcionam desviando ou limitando a energia do surto para a terra antes que essa energia danifique os equipamentos conectados à rede. A proteção oferecida é focada principalmente em equipamentos eletroeletrônicos, pois são os mais sensíveis a esses picos de tensão e podem sofrer danos sérios. Vale destacar que os DPS não têm função para proteção contra baixas tensões, que são outro tipo de problema elétrico e demandam outros dispositivos para serem corrigidas.

    Analisando as alternativas apresentadas: a) está incorreta porque fala em proteção contra baixas tensões, o que não é objetivo do DPS.
    b) erra ao afirmar que protegem aparelhos mecânicos, já que o foco são os eletroeletrônicos.
    c) traz informação correta, mas falta a expressão "como o próprio nome indica", que está na alternativa d).
    d) está correta, pois afirma que os DPS protegem contra sobretensões causadas por fenômenos atmosféricos, focando na proteção dos aparelhos eletroeletrônicos e ainda usa a expressão "como o próprio nome indica", o que deixa a explicação mais completa e clara.
    e) está incorreta, pois além de sobretensões o DPS não protege contra baixas tensões.

    Portanto, a alternativa correta é a letra d).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.