As afirmativas a seguir referem-se aos critérios para instalação de disjuntor...

As afirmativas a seguir referem-se aos critérios para instalação de disjuntores nos sistemas de distribuição de média tensão da CEMIG: I. A tensão nominal deve ser compatível com a do sis...


publicidade
As afirmativas a seguir referem-se aos critérios para instalação de disjuntores nos sistemas de distribuição de média tensão da CEMIG:

I. A tensão nominal deve ser compatível com a do sistema, assim como a tensão suportável de impulso atmosférico.
II. A capacidade máxima de condução de corrente deve ser igual ou maior que a máxima corrente de carga do circuito no ponto de instalação, incluindo manobras usuais, considerando a taxa de crescimento de carga do sistema.
III. A capacidade de interrupção deve ser igual ou maior que a máxima corrente de curto simétrica no ponto de instalação.

É CORRETO o que se afirma em:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    13/09/2026 • 05:01
    Vamos falar um pouco sobre a instalação de disjuntores em sistemas de média tensão, que é um tema super importante para garantir a segurança e eficiência da rede elétrica.

    Primeiro, a tensão nominal do disjuntor precisa ser compatível com a do sistema para evitar falhas e equipamentos queimados. Além disso, o disjuntor deve suportar a tensão de impulso atmosférico, que são picos causados por descargas atmosféricas

    Segundo, o disjuntor precisa ter capacidade de condução de corrente igual ou maior que a corrente máxima prevista no circuito, levando em conta o crescimento da carga e operações normais de manobra. Isso assegura que o equipamento não vai queimar em uso comum.

    Por último, a capacidade de interrupção do disjuntor deve ser maior ou igual à corrente máxima de curto-circuito simétrica no ponto da instalação, para que ele consiga desligar a corrente de forma segura em caso de falha.

    Dessa forma, as três afirmativas I, II e III estão corretas, pois refletem esses critérios essenciais para a escolha do disjuntor na média tensão.

    Portanto, o gabarito correto é a alternativa d) I, II e III.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.