De acordo com a NBR 5410:2004, a seção mínima dos condutor...

De acordo com a NBR 5410:2004, a seção mínima dos condutores de fase, em circuitos de iluminação de corrente alternada de baixa tensão, em mm2, é igual a:


publicidade
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    02/09/2026 • 11:02
    Vamos falar sobre a NBR 5410:2004, que é a norma técnica brasileira que trata das instalações elétricas de baixa tensão. Ela estabelece critérios para garantir a segurança e a funcionalidade dessas instalações. Um dos aspectos importantes é a definição da seção mínima (área da seção transversal) dos condutores, que influencia a capacidade de condução de corrente e a queda de tensão.

    No caso específico de circuitos de iluminação de corrente alternada em baixa tensão, a norma preconiza uma seção mínima para os condutores de fase para evitar aquecimento excessivo e garantir a segurança do sistema. Essa seção mínima deve ser de pelo menos 1,5 mm², garantindo que o condutor suporte as correntes características desses circuitos.

    Portanto, de acordo com a NBR 5410:2004, a seção mínima dos condutores de fase em circuitos de iluminação é de 1,5 mm².
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.