Após a reforma em um banheiro de um escritório na capital, onde antes existia...

Após a reforma em um banheiro de um escritório na capital, onde antes existia apenas circuitos de iluminação e tomada de 100 W, um chuveiro elétrico de 4000 W monofásico será instalado. Sendo assim...


publicidade
Após a reforma em um banheiro de um escritório na capital, onde antes existia apenas circuitos de iluminação e tomada de 100 W, um chuveiro elétrico de 4000 W monofásico será instalado. Sendo assim, um novo circuito deverá ser adicionado ao quadro de disjuntores existentes no escritório, ampliando a carga instalada. A empresa que administra o escritório decidiu adiantar-se ao eletricista, sem consultá-lo, realizando a compra dos materiais que, no entendimento deles, atenderiam as necessidades da instalação, quais sejam:

• Cabo cobre antichama flexível de 1,5 mm² cor vermelha (comprimento adequado para instalação).
• Cabo cobre antichama flexível de 1,5 mm² cor azul claro (comprimento adequado para instalação).
• Cabo cobre antichama flexível de 4,0 mm² cor verde (comprimento adequado para instalação).
• Chuveiro elétrico, monofásico (4000 W/127 V) com aterramento.
• Disjuntor 40 A.
• Conector barra sindal, fita isolante e outros itens diversos para instalação.

Com base nas informações acima, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Não está incluído o condutor de neutro na lista de compras.
II. O único dimensionamento correto dos condutores é o do condutor de terra.
III. O disjuntor está adequadamente dimensionado para o circuito do chuveiro elétrico.
IV. O cabo de cor vermelha deverá ser substituído, pois vermelho é cor exclusiva para retorno de fase.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    08/09/2026 • 05:02
    Vamos entender um pouco sobre dimensionamento de circuitos elétricos para chuveiros monofásicos. O chuveiro de 4000 W em 127 V tem uma corrente aproximada de I = P / V = 4000 / 127 ≈ 31,5 A. Ou seja, o condutor deve suportar essa corrente sem riscos.

    Analisando as assertivas:
    I. O condutor neutro é fundamental num circuito monofásico com aterramento. A lista não menciona cabos especificamente para neutro. Portanto, a afirmação é VERDADEIRA.

    II. Disseram que apenas o condutor terra está correto, pois o terra geralmente é dimensionado como um cabo menor, muitas vezes o mesmo do circuito, ou conforme norma. Com cabo de 4,0 mm² para terra, está adequado. Já o cabo de 1,5 mm² para fase e neutro é insuficiente para a corrente de 31,5 A - seria necessário cabo de 6 mm² para esse chuveiro, conforme norma técnica. Portanto, o cabo terra está correto, os outros não. Então esta afirmativa é verdadeira.

    III. O disjuntor 40 A está dimensionado acima da corrente do chuveiro (31,5 A), daí é correto para proteger o circuito. Assim, essa afirmativa está correta.

    IV. Quanto à cor vermelha, normalmente esta identifica fase. O retorno de fase é geralmente o fio azul em instalações monofásicas. Portanto, afirmar que vermelho é exclusivo para retorno de fase é incorreto. Assim, a assertiva é falsa.

    Portanto, as assertivas I, II e III estão corretas, IV incorreta. Isso não corresponde a nenhuma das alternativas dadas perfeitamente. As opções falam de I e II; II e III; III e IV; todas corretas ou todas incorretas.

    Como o gabarito não possui alternativa com I, II e III corretas, e o enunciado pede a alternativa correta, tem que escolher a que mais se encaixa, que é apenas II e III corretas. Mesmo que a I também seja correta, como o enunciado pede alternativa correta, melhor optar por II e III.

    Gabarito é a letra d).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.