O trabalho com máquinas elétricas rotativas (motores/geradores) e transformad...

O trabalho com máquinas elétricas rotativas (motores/geradores) e transformadores impõe riscos adicionais além do choque elétrico direto. De acordo com os princípios de segurança em eletrotécnica, ...


publicidade
O trabalho com máquinas elétricas rotativas (motores/geradores) e transformadores impõe riscos adicionais além do choque elétrico direto. De acordo com os princípios de segurança em eletrotécnica, assinale a alternativa correta sobre a prevenção de acidentes nesses equipamentos.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    02/09/2026 • 19:02
    Quando falamos de máquinas elétricas rotativas, como motores e geradores, e transformadores, a segurança é fundamental para evitar acidentes que vão muito além do choque elétrico, incluindo riscos mecânicos, térmicos e de incêndio.

    Primeiro, a alternativa (a) está incorreta. A abertura do circuito secundário de um Transformador de Corrente (TC) energizado é extremamente perigosa, pois pode gerar altas tensões perigosas e danificar equipamentos ou causar acidentes.

    A alternativa (b) também está errada. O óleo mineral utilizado em transformadores é inflamável e, por isso, as instalações geralmente precisam de sistemas de contenção e combate a incêndio.

    Agora, a alternativa (c) está correta. Em motores elétricos, as partes móveis como eixos e polias devem ter proteções fixas ou móveis intertravadas para evitar o acesso acidental do trabalhador, prevenindo acidentes mecânicos.

    Quanto à alternativa (d), ela está incorreta. A carcaça metálica de motores e transformadores deve estar aterrada para evitar riscos de choque e o surgimento de correntes indesejadas.

    Por fim, a alternativa (e) está incorreta. A medição da resistência de isolamento deve ser feita com o equipamento fora de carga e desenergizado para garantir a segurança e a precisão da medição.

    Portanto, a única alternativa correta segundo os princípios de segurança em eletrotécnica é a letra c.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.