Ao se planejar a limpeza e desinfecção das áreas de tratamento do paciente, d...

Ao se planejar a limpeza e desinfecção das áreas de tratamento do paciente, deve-se considerar alguns fatos como: quantificação do contato direto pelo paciente; tipo e frequência de contato manual...


publicidade
Ao se planejar a limpeza e desinfecção das áreas de tratamento do paciente, deve-se considerar alguns fatos como: quantificação do contato direto pelo paciente; tipo e frequência de contato manual; quantificação potencial da contaminação por aerossol e/ou spray e outras fontes de microorganismos. Sobre as superfícies do ambiente clínico, marque a alternativa CORRETA:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    11/09/2026 • 11:02
    Vamos falar sobre o controle de infecções em clínicas e consultórios, algo essencial para garantir a segurança dos pacientes e da equipe. O ambiente clínico possui superfícies que podem se contaminar de diferentes formas, e por isso são classificadas de acordo com o tipo e frequência de contato, o que direciona a forma correta de limpeza e desinfecção. Existem três categorias principais: superfícies de manuseio (tocadas diretamente pelas mãos da equipe), superfícies de transferência (tocadas por instrumentos contaminados) e superfícies de borrifos, respingos e gotículas (comum de contaminação por aerossol).

    Analisando cada alternativa do enunciado:

    a) Afirma que superfícies de manuseio e transferência devem ser protegidas por barreiras ou limpas e desinfetadas entre cada paciente, o que está correto. Também diz que as superfícies de borrifos, respingos e gotículas devem ser limpas pelo menos uma vez ao dia, o que também está de acordo com protocolos que indicam limpeza frequente, mas não necessariamente após cada paciente, já que não são tocadas diretamente.

    b) Diz que superfícies de transferência, respingos e gotículas não entram em contato com a equipe ou com instrumentos contaminados, o que é falso. Essas superfícies são contaminadas justamente por esses contatos ou por aerossol.

    c) Afirma que superfícies de manuseio não são tocadas diretamente pelas mãos, o que é incorreto, pois essas são as superfícies tocadas diretamente pela equipe.

    d) Diz que superfícies de borrifos são aquelas tocadas diretamente durante procedimentos, listando alças, controles e puxadores, mas, na verdade, essas superfícies são consideradas de manuseio, pois são tocadas diretamente.

    Portanto, a alternativa que apresenta as informações corretas sobre a categorização e o procedimento para limpeza/desinfecção é a alternativa a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.