Na anatomia dental, os sulcos são depressões lineares de profundidade variáve...

Na anatomia dental, os sulcos são depressões lineares de profundidade variável. Eles aparecem nas faces oclusais dos dentes, individualizando-as ainda mais. Sobre os sulcos, marque a alternativa ve...


publicidade
Na anatomia dental, os sulcos são depressões lineares de profundidade variável. Eles aparecem nas faces oclusais dos dentes, individualizando-as ainda mais. Sobre os sulcos, marque a alternativa verdadeira:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    10/09/2026 • 19:02
    A questão aborda um assunto fundamental da anatomia dental: os sulcos oclusais. Vamos entender primeiro o que são esses sulcos. Eles são depressões lineares ou fissuras presentes principalmente na superfície oclusal dos dentes posteriores, como pré-molares e molares, e servem para delimitar as cúspides e outras estruturas da face oclusal dos dentes.

    Analisando a alternativa (a), ela fala sobre sulcos secundários que separam as cúspides entre si, mencionando direções mesiodistal e vestibulolingual. Na verdade, os sulcos que separam as cúspides principais entre si são chamados de sulcos principais, e os sulcos secundários são aqueles menores, ramificações dos principais, que aparecem para detalhar a oclusal, mas não têm necessariamente essa função de separar cúspides principais. Portanto, essa definição está equivocada.

    A alternativa (b) afirma que os sulcos são áreas altamente retentivas e de fácil higienização, além de suscetíveis à cárie. Essa informação é parcialmente correta, pois os sulcos são áreas susceptíveis à cárie devido à sua morfologia estreita e difícil acesso para limpeza, mas não são áreas de fácil higienização, exatamente o contrário.

    Na alternativa (c), temos uma descrição dos sulcos principais mesiodistais, que terminam em fossetas próximas às cristas marginais, e uma classificação deles quanto à forma: retilíneos, curvilíneos ou interrompidos por cristas oblíquas, de acordo com o tipo de dente. Isso corresponde ao que é estudado na anatomia dental. O pré-molar superior e molar inferior possuem sulcos retilíneos, os pré-molares inferiores possuem sulcos curvilíneos, e os molares superiores têm sulcos retilíneos interrompidos pela crista oblíqua.

    Por fim, a alternativa (d) diz que os sulcos principais percorrem cristas marginais e triangulares, mas na realidade, as cristas marginais e triangulares são estruturas elevadas, enquanto os sulcos são depressões que as delimitam. Logo, sulcos não percorrem essas cristas; eles as separam.

    Portanto, a alternativa correta é a (c).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.