A prevenção de quedas no idoso envolve a identificação de fatores relacionad...

A prevenção de quedas no idoso envolve a identificação de fatores relacionados às condições individuais, ao ambiente e à mobilidade funcional. Acerca desse tema, registre V para as afirmativas v...


publicidade
A prevenção de quedas no idoso envolve a identificação de fatores relacionados às condições individuais, ao ambiente e à mobilidade funcional. Acerca desse tema, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para asfalsas:

( ) Entre os fatores de risco intrínsecos figuram a redução da força muscular, os déficits de equilíbrio e as alterações da marcha.
( ) Entre os fatores de risco extrínsecos incluem-se a iluminação inadequada, os tapetes soltos e a ausência de barras de apoio.
( ) O teste Timed Up and Go avalia a mobilidade funcional, e tempos mais elevados associam-se a maior risco de quedas.
( ) A principal estratégia de prevenção de quedas consiste na restrição da mobilidade e no repouso prolongado do idoso no leito.

Após a análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    09/09/2026 • 11:02
    Vamos falar um pouco sobre a prevenção de quedas em idosos, um assunto super importante para a saúde e segurança dessa faixa etária. O primeiro ponto a destacar é a distinção entre fatores de risco intrínsecos e extrínsecos. Fatores intrínsecos são os relacionados à própria condição do idoso, como redução da força muscular, déficits de equilíbrio e alterações na marcha, que realmente aumentam o risco de queda. Já os fatores extrínsecos referem-se ao ambiente onde o idoso está, e exemplos comuns são a iluminação inadequada, tapetes soltos e ausência de barras de apoio, que podem facilitar acidentes.

    Outro aspecto importante é a avaliação da mobilidade funcional, que pode ser feita pelo teste Timed Up and Go. Esse teste mede o tempo que a pessoa leva para se levantar de uma cadeira, caminhar certa distância, retornar e sentar novamente. Quanto maior o tempo, maior é o risco de quedas, indicando problemas na mobilidade.

    Finalmente, a afirmativa que diz que a principal estratégia para prevenção de quedas é restringir a mobilidade e manter o idoso em repouso prolongado no leito está incorreta. Na verdade, o repouso prolongado pode levar a mais fraqueza e aumento do risco de quedas, por isso é importante estimular a atividade física e a mobilidade adequada.

    Portanto, a sequência correta das afirmativas é: V, V, V, F, que corresponde à alternativa a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.