Após um longo período de negociação, o empregado Antônio e a sociedade empres...

Após um longo período de negociação, o empregado Antônio e a sociedade empresária Construção Forte Ltda. chegaram a um acordo extrajudicial para pôr fim à r...


publicidade
Após um longo período de negociação, o empregado Antônio e a sociedade empresária Construção Forte Ltda. chegaram a um acordo extrajudicial para pôr fim à relação de emprego e às controvérsias decorrentes, incluindo verbas rescisórias e indenizações.

As partes, assistidas por seus respectivos advogados, desejam que esse acordo seja homologado pela Justiça do Trabalho para que tenha força de título executivo judicial e confira segurança jurídica plena. O advogado da sociedade empresária procurou seu escritório para saber qual a providência judicial que você considera necessária para a homologação.

Quanto à sua orientação sobre o procedimento adequado para a homologação de acordo extrajudicial na Justiça do Trabalho, assinale a afirmativa correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    15/09/2026 • 10:02
    Vamos falar sobre homologação de acordo extrajudicial na Justiça do Trabalho, um tema muito importante para garantir segurança jurídica nas relações trabalhistas após negociações. Quando empregado e empregador celebram um acordo para pôr fim a um litígio trabalhista, há o desejo de formalizar esse acordo para que ele tenha eficácia jurídica plena. A Justiça do Trabalho pode homologar esse acordo, conferindo-lhe força de título executivo judicial, o que facilita a execução caso uma das partes não cumpra o acordado.

    Segundo a legislação trabalhista atual, especificamente a Reforma Trabalhista de 2017 (Lei 13.467/2017) e normas posteriores, as partes devem apresentar em conjunto o acordo ao juiz competente para homologação. O procedimento contempla que o juiz analise se o acordo respeita a legislação e os direitos fundamentais do trabalhador. Caso necessário, pode designar audiência para esclarecer ou complementar as condições do acordo, mas não é obrigatório. O juiz não está obrigado a homologar o acordo automaticamente; ele pode recusar caso identifique irregularidades ou vícios.

    Analisando as alternativas: a) Está correta ao afirmar que as partes apresentam o acordo em conjunto e que o juiz pode designar audiência se entender necessário antes de proferir sentença. b) Está incorreta, pois a homologação de acordo extrajudicial ainda é possível na Justiça do Trabalho. c) Está incorreta ao dizer que não há previsão legal para audiência; o juiz pode marcar audiência quando julgar necessário. d) Está incorreta porque o juiz não é obrigado a homologar o acordo automaticamente e tem o dever de analisar seu mérito e legalidade, mesmo que as partes estejam assistidas por advogados diferentes.

    Portanto, a alternativa correta é a letra a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.