Um paciente com 14 anos de idade, com alto grau de suspeita clínica para epif...

Um paciente com 14 anos de idade, com alto grau de suspeita clínica para epifisiólise proximal do fêmur, apresenta um raio-X em AP e frog-leg sem alterações. Nesse contexto, assinale a alternativa ...


publicidade
Um paciente com 14 anos de idade, com alto grau de suspeita clínica para epifisiólise proximal do fêmur, apresenta um raio-X em AP e frog-leg sem alterações. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o exame a ser solicitado e o resultado esperado se esse paciente possuir a patologia.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    20/09/2026 • 01:01
    Vamos falar um pouco sobre epifisiólise proximal do fêmur, que é uma condição comum em adolescentes e pode ser difícil de detectar nos estágios iniciais pelas radiografias convencionais. Essa doença ocorre pela instabilidade da placa de crescimento (física) do fêmur proximal, o que causa deslocamento da epífise em relação à metáfise.

    Esse problema costuma ser indicado por dor no quadril e dificuldade para caminhar, mas as radiografias em AP e frog-leg podem não mostrar alterações iniciais. Por isso, exames de imagem mais sensíveis são necessários para confirmar o diagnóstico cedo.

    A ressonância magnética é o exame ideal nesses casos, porque consegue detectar alterações precoces como edema ósseo (inchaço) e alterações na placa de crescimento antes que o osso se desloque. Edema na metáfise e alargamento da placa de crescimento são sinais clássicos que indicam o início da epifisiólise.

    Vamos analisar as alternativas: a tomografia tem pouca sensibilidade para alterações da placa; a cintilografia óssea não usa Índio, e sim Tecnécio; ultrassonografia pode mostrar líquido na cápsula, mas não é o exame mais adequado para epifisiólise; a ressonância na cabeça do fêmur com sinais inflamatórios abundantes não é típico do quadro inicial.

    Portanto, a alternativa correta é a (c), que descreve ressonância magnética com edema na metáfise e alargamento da placa de crescimento, o que evidenciaria a epifisiólise mesmo com raio-X normal.

    Gabarito: c
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.