Matheus Fernandes
EQUIPE
19/09/2026 • 19:01
Essa questão aborda um caso clássico de hipoglicemia associada a alterações laboratoriais que ajudam a identificar a causa. Antes de tudo, a hipoglicemia é uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão abaixo do normal, causando sintomas como suor, tremores e sensação de desmaio, que melhoram com a ingestão de açúcar, como no caso apresentado.
No exame laboratorial, a paciente tem hipoglicemias de jejum inferiores a 50 mg/dL, o que confirma a hipoglicemia significativa. Além disso, os níveis de insulina estão elevados, enquanto os níveis de peptídeo C estão baixos. Essa associação é muito importante para o diagnóstico diferencial. O peptídeo C é um fragmento liberado na mesma quantidade que a insulina endógena, ou seja, produzido pelo próprio corpo.
Então, se a insulina está alta, mas o peptídeo C está baixo, significa que a insulina presente no sangue não está sendo produzida pelo pâncreas, pois o peptídeo C é um marcador da insulina endógena. Isso sugere que a insulina está vindo de fora, isto é, é insulina exógena, administrada ou aplicada.
Portanto, esse quadro indica uma hipoglicemia factícia por aplicação de insulina, onde a pessoa usa insulina externa de forma inadequada, causando os episódios de hipoglicemia. Outras alternativas, como insulinoma (tumor que produz insulina) geralmente apresentam níveis elevados tanto de insulina quanto de peptídeo C. Nesidioblastose é uma condição rara de hiperinsulinismo por aumento das células beta e também tem peptídeo C elevado. Hipoglicemia autoimune apresenta anticorpos que não estão presentes aqui, e ingestão de sulfonilureia aumentaria tanto insulina quanto peptídeo C, já que causa liberação da insulina endógena.
Assim, a resposta correta é a alternativa b) Hipoglicemia factícia por aplicação de insulina.
No exame laboratorial, a paciente tem hipoglicemias de jejum inferiores a 50 mg/dL, o que confirma a hipoglicemia significativa. Além disso, os níveis de insulina estão elevados, enquanto os níveis de peptídeo C estão baixos. Essa associação é muito importante para o diagnóstico diferencial. O peptídeo C é um fragmento liberado na mesma quantidade que a insulina endógena, ou seja, produzido pelo próprio corpo.
Então, se a insulina está alta, mas o peptídeo C está baixo, significa que a insulina presente no sangue não está sendo produzida pelo pâncreas, pois o peptídeo C é um marcador da insulina endógena. Isso sugere que a insulina está vindo de fora, isto é, é insulina exógena, administrada ou aplicada.
Portanto, esse quadro indica uma hipoglicemia factícia por aplicação de insulina, onde a pessoa usa insulina externa de forma inadequada, causando os episódios de hipoglicemia. Outras alternativas, como insulinoma (tumor que produz insulina) geralmente apresentam níveis elevados tanto de insulina quanto de peptídeo C. Nesidioblastose é uma condição rara de hiperinsulinismo por aumento das células beta e também tem peptídeo C elevado. Hipoglicemia autoimune apresenta anticorpos que não estão presentes aqui, e ingestão de sulfonilureia aumentaria tanto insulina quanto peptídeo C, já que causa liberação da insulina endógena.
Assim, a resposta correta é a alternativa b) Hipoglicemia factícia por aplicação de insulina.