Recém-nascido, sexo masculino, de 3 dias de vida, de termo e peso adequados p...

Recém-nascido, sexo masculino, de 3 dias de vida, de termo e peso adequados para a idade gestacional, apresenta vômitos biliosos. Não eliminou mecônio espontaneamente desde o nascimento. Exame físi...


publicidade
Recém-nascido, sexo masculino, de 3 dias de vida, de termo e peso adequados para a idade gestacional, apresenta vômitos biliosos. Não eliminou mecônio espontaneamente desde o nascimento. Exame físico: distensão abdominal, timpanismo, ruídos hidroaéreos aumentados. Qual o primeiro exame a ser pedido para avaliação diagnóstica?
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    19/09/2026 • 18:01
    Essa questão trata de um recém-nascido com vômitos biliosos, ausência de eliminação de mecônio, distensão abdominal e ruídos hidroaéreos aumentados. Esses sinais sugerem uma obstrução intestinal, possivelmente do intestino grosso, e a principal suspeita clínica é a doença de Hirschsprung, que afeta o relaxamento do esfíncter anal devido à ausência de células ganglionares no plexo nervoso.

    Para o diagnóstico inicial, o primeiro exame indicado é geralmente o raio-X simples de abdome. Esse exame é simples, rápido, pode ser feito no berçário e evidencia níveis hidroaéreos, distensão de alças e ajuda a identificar sinais de obstrução intestinal. Com base nesse exame inicial, pode-se planejar exames complementares mais específicos, como o enema opaco, que ajuda a refinar a avaliação anatômica e funcional.

    Vamos analisar as alternativas:
    - Manometria anorretal (a) é um exame funcional útil para confirmar Hirschsprung, mas não é o exame inicial.
    - Tomografia de abdome com contraste (b) não é o exame de primeira linha em recém-nascidos para essa queixa, além de expor o bebê a radiação e ser mais complexo.
    - Raio-X simples de abdome (c) é o exame inicial indicado para avaliar obstrução intestinal.
    - Enema opaco (d) é um exame complementar realizado após o raio-X para melhor avaliação da anatomia, mas não é a primeira conduta.
    - Ultrassonografia de abdome (e) pode ser utilizada para algumas avaliações, mas não é padrão inicial para obstrução com esses sinais.

    Portanto, o exame inicial correto para avaliação diagnóstica nesse caso é o raio-X simples de abdome.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.