Marcos de Castro
EQUIPE
19/09/2026 • 13:01
Nesta questão, temos uma paciente idosa que está em uso de três medicamentos: valsartana, fluoxetina e ácido valproico. Cada um desses medicamentos tem seu perfil de efeitos colaterais, então a pergunta quer saber qual efeito colateral é comum a todos eles. Vamos analisar um por um.
A valsartana é um medicamento anti-hipertensivo, um bloqueador dos receptores da angiotensina II, que pode causar efeitos como hipotensão, hiperpotassemia e, eventualmente, insuficiência renal, sobretudo em pacientes vulneráveis. Já a fluoxetina, um antidepressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), pode causar, entre outros, efeitos como hiponatremia, especialmente em idosos, devido à síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético.
Por fim, o ácido valproico, um anticonvulsivante e estabilizador de humor usado no transtorno bipolar, também pode causar hepatotoxicidade e efeitos renais transitórios, e sabe-se que pode induzir hiponatremia em alguns casos. Considerando esses dados, o efeito colateral em comum mais plausível entre as três drogas é a hiponatremia.
Outras opções, como rabdomiólise, delirium, hepatite medicamentosa e insuficiência renal aguda, não são efeitos comuns simultâneos a todas essas medicações. Portanto, o efeito colateral comum a esses três fármacos, nesta paciente idosa, é a hiponatremia.
Gabarito: d
A valsartana é um medicamento anti-hipertensivo, um bloqueador dos receptores da angiotensina II, que pode causar efeitos como hipotensão, hiperpotassemia e, eventualmente, insuficiência renal, sobretudo em pacientes vulneráveis. Já a fluoxetina, um antidepressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), pode causar, entre outros, efeitos como hiponatremia, especialmente em idosos, devido à síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético.
Por fim, o ácido valproico, um anticonvulsivante e estabilizador de humor usado no transtorno bipolar, também pode causar hepatotoxicidade e efeitos renais transitórios, e sabe-se que pode induzir hiponatremia em alguns casos. Considerando esses dados, o efeito colateral em comum mais plausível entre as três drogas é a hiponatremia.
Outras opções, como rabdomiólise, delirium, hepatite medicamentosa e insuficiência renal aguda, não são efeitos comuns simultâneos a todas essas medicações. Portanto, o efeito colateral comum a esses três fármacos, nesta paciente idosa, é a hiponatremia.
Gabarito: d