Segundo o Caderno de Atenção nº32 do Ministério da Saúde (2012), assinale a o...

Segundo o Caderno de Atenção nº32 do Ministério da Saúde (2012), assinale a opção que corresponde um exame complementar que dever ser solicitado exclusivamente no segundo trimestre na rotina de pré...


publicidade
Segundo o Caderno de Atenção nº32 do Ministério da Saúde (2012), assinale a opção que corresponde um exame complementar que dever ser solicitado exclusivamente no segundo trimestre na rotina de pré-natal.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    19/09/2026 • 06:01
    Nesta questão, o tema central é a rotina do pré-natal, especificamente quais exames complementares devem ser solicitados em cada trimestre da gestação. O pré-natal é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê, e a realização correta dos exames no momento adequado é essencial para o acompanhamento correto.

    O Caderno de Atenção Básica nº 32 do Ministério da Saúde (2012) orienta que alguns exames são repetidos em diferentes momentos, enquanto outros são específicos para determinados trimestres.

    Sobre as opções:
    - O teste rápido de sífilis (e VDRL/RPR) deve ser feito no primeiro e no terceiro trimestre, não exclusivamente no segundo.
    - O exame de urina e urocultura pode ser realizado em qualquer fase caso haja suspeita de infecção urinária.
    - O teste de Coombs indireto é indicado especialmente para mães Rh negativas, para identificar incompatibilidade sanguínea, e costuma ser solicitado inicialmente e repetido durante a gestação, mas não exclusivamente no segundo trimestre.
    - A tipagem sanguínea e fator Rh são realizados no início do pré-natal para identificação do tipo sanguíneo da mãe.
    - O teste de tolerância para glicose (TTG) é tipicamente solicitado exclusivamente no segundo trimestre (geralmente entre 24 e 28 semanas) para rastreamento de diabetes gestacional.

    Portanto, o exame complementar que deve ser solicitado exclusivamente no segundo trimestre de rotina no pré-natal é o teste de tolerância para glicose.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.