Sobre a cárie, assinale a opção correta, conforme Bird e Robinson (2012).

Sobre a cárie, assinale a opção correta, conforme Bird e Robinson (2012).


publicidade
Sobre a cárie, assinale a opção correta, conforme Bird e Robinson (2012).
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    18/09/2026 • 21:02
    Vamos falar sobre cárie, um tema super comum em odontologia. A cárie é o resultado da interação entre bactérias, dieta e o dente, e entender seus tipos e mecanismos é essencial para prevenção e tratamento.

    Nas alternativas, temos algumas informações que precisam ser avaliadas.

    A alternativa a fala que a cárie secundária ocorre principalmente nas superfícies oclusais, sobre ranhuras vestibulares e linguais em dentes posteriores e fóssulas dos incisivos superiores. Na verdade, a cárie secundária (ou recorrente) aparece ao redor de restaurações ou coroas, e não está restrita a essas superfícies. É uma cárie que surge em contato com restaurações já feitas.

    A alternativa b afirma que a cárie radicular é preocupação principalmente para pessoas jovens, justificando isso pela presença frequente de recessão gengival. Isso está incorreto, já que a cárie radicular é mais prevalente em idosos, justamente porque a recessão gengival e reabsorção expõem as raízes na terceira idade.

    A alternativa c diz que a lesão cárie se forma mais lentamente nas superfícies radiculares do que nas coronárias, porque o cemento é mais denso que o esmalte. Isso também é incorreto. O cemento e a dentina radicular são menos mineralizados e mais suscetíveis à ação ácida que o esmalte, então as lesões de cárie evoluem mais rapidamente no tecido radicular.

    A alternativa d apresenta o triângulo clássico da cárie: dente suscetível, dieta rica em carboidratos fermentáveis e bactérias específicas, todos necessários para o desenvolvimento da cárie. Isso está correto e é amplamente aceito.

    A alternativa e diz que as bactérias começam a produzir ácidos cerca de 1 hora após a ingestão de alimentos, o que é incorreto, pois a produção de ácidos ocorre praticamente logo após a presença de carboidratos fermentáveis, em minutos, não demorando uma hora.

    Portanto, a alternativa correta é a d.

    Gabarito: d
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.