Mulher, 50 anos, refere quadro de nervosismo, irritabilidade e tremores 1 ano...

Mulher, 50 anos, refere quadro de nervosismo, irritabilidade e tremores 1 ano após iniciar o uso de amiodarona para tratamento de fibrilação atrial. Ao exame físico, apresenta-se agitada, afebril, ...


publicidade
Mulher, 50 anos, refere quadro de nervosismo, irritabilidade e tremores 1 ano após iniciar o uso de amiodarona para tratamento de fibrilação atrial. Ao exame físico, apresenta-se agitada, afebril, PA = 12 x 7 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm; tiroide aumentada difusamente de volume (2 vezes o normal). Não apresenta exoftalmo.
Dentre os exames, apresenta: TSH = 0,01 mUI/L (VR: 0,4 a 4,5) T4 livre = 2,7 ng/dL (VR: 0,7 a 1,9).
A ultrassonografia de tireoide com doppler mostra aumento de vascularização e bócio difuso.
A cintilografia de tireoide com iodo radioativo constatou captação elevada.
Assinale a alternativa correta com relação a esse caso.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    18/09/2026 • 05:01
    Vamos falar um pouco sobre a tireotoxicose induzida por amiodarona (AIT), que é um efeito colateral importante desse medicamento usado para arritmias. A amiodarona é rica em iodo e pode causar distúrbios da tireoide, principalmente dois tipos de tireotoxicose: AIT tipo 1 e AIT tipo 2.

    No AIT tipo 1, ocorre uma hiperfunção da tireoide porque o excesso de iodo leva a maior produção de hormônios tireoidianos, geralmente em pacientes com doença tireoide pré-existente como bócio nodular ou doença de Graves. Já o AIT tipo 2 é uma tireoidite destrutiva induzida pela amiodarona, com liberação dos hormônios armazenados por dano ao tecido, geralmente em tireoide inicialmente normal.

    No caso apresentado, a paciente tem tireoide aumentada, exame com aumento da vascularização e captação elevada no radioiodo, além de baixos níveis de TSH e T4 livre elevado. Isso sugere uma tireotoxicose com aumento da produção hormonal, ou seja, AIT tipo 1. São pacientes com captação aumentada, o que não ocorre no AIT tipo 2, em que a captação destaca-se por ser baixa ou nula por dano celular.

    O tratamento do AIT tipo 1 envolve drogas antitireoideas como propiltiouracil ou metimazol para bloquear a produção hormonal. O propranolol pode ajudar nos sintomas, mas glicocorticoides não são o tratamento principal para esse tipo.

    Assim, a alternativa correta é a letra a): trata-se de AIT tipo 1 e deve ser tratado com propiltiouracil ou metimazol.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.