No segundo parágrafo, os verbos “estava”, “era” e “tinha” foram todos conjuga...

No segundo parágrafo, os verbos “estava”, “era” e “tinha” foram todos conjugados no:


publicidade
📖 Texto associado

Oziel Mabundo Quibuila



Oziel Mabundo Quibuila nasceu no Luongo, bairro do município de Catumbela, província de Benguela, em Angola. Não era herdeiro, nem membro da administração pública, apenas um menino cheio de vida e de sonhos, descendentes de agricultores e artesãos. Um dia, uma ideia começou a brincar em sua cabeça. Mal sabia ele que viraria coisa séria no futuro.


Estava brincando com seu amigo Daniel e meninos do bairro, com a bola que ganhara de presente de seu tio, Bakari Ombela Quibuila, que morava na capital. Não era muito bom em futebol. Tinha mania de construir. E uma vez ou outra era flagrado sozinho, absorto em seu mundo, brincando de qualquer coisa que ninguém compreendia.


Numa dessas vezes, Daniel notou que Oziel brincava de amontoar pedras e as amontoava de um jeito tão especial, que parecia familiar:


- O que é isso, Ozi?


Ele não respondeu. O amigo parou um instante e observou com mais cuidado. Então, olhou para Oziel e disse:


- Parece a Ponte 4 de Abril.


Em um natal, sem ninguém esperar, a família de Oziel recebeu a visita de Bakari Ombela. Ele falou sobre o curso de habilitação que fez para a Marinha Mercante e sobre como estava começando a se tornar bem-sucedido no ramo, trabalhando com suporte e salvatagem a navios e plataformas offshore. Eles conversaram e celebraram, inclusive Oziel, que se divertiu muito com as brincadeiras e presentes do tio


(…).



Disponível em <https://folhadabaixada.com.br/noticia/2209/oziel-mabundo-quibuila>.. Acesso em 12/01/2026.

No segundo parágrafo, os verbos “estava”, “era” e “tinha” foram todos conjugados no:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    21/09/2026 • 12:02
    Vamos falar um pouco sobre os tempos verbais e como eles são usados para contar histórias ou mostrar ações no passado. Neste tipo de questão, é importante identificar o tempo e o modo verbal dos verbos destacados.

    No segundo parágrafo do texto, temos os verbos 'estava', 'era' e 'tinha'. Eles indicam ações que estavam acontecendo continuamente ou um estado permanente no passado, mas que não têm uma definição de início ou fim exato. Esse tipo de ação passada, contínua ou habitual, é normalmente expresso pelo pretérito imperfeito do indicativo, que possui formas como 'estava', 'era', 'tinha' etc.

    As outras alternativas apresentam tempos diferentes: o pretérito perfeito indica uma ação passada e concluída; o pretérito imperfeito do subjuntivo e o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo são usados em situações específicas e não para descrever quadros habituais no passado da forma como está no texto.

    Assim, os verbos estão conjugados no pretérito imperfeito do indicativo, que é a forma ideal para descrever ações passadas contínuas ou estados passados habituais.

    Portanto, o gabarito da questão é a letra b.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.