Matheus Fernandes
EQUIPE
23/09/2026 • 06:02
Vamos falar sobre os efeitos adversos da radioterapia na região cervical e seus tratamentos. A radioterapia, especialmente na cabeça e pescoço, pode causar várias complicações locais, como mucosite, eritema, lesões microvasculares e edema.
A mucosite é uma inflamação dolorosa da mucosa, muito comum, e seu tratamento inclui analgésicos e anestésicos locais para aliviar a dor, como indicado na alternativa a.
O eritema, que é a vermelhidão da pele causada pela inflamação induzida pela radiação, é tratado com analgésicos e anti-inflamatórios, conforme alternativa b.
As lesões microvasculares são danos nos pequenos vasos sanguíneos decorrentes da radiação e podem ser tratadas com terapia com LASER que ajuda na reparação tecidual, conforme alternativa c.
Já o edema de glote anafilático não é uma consequência típica da radioterapia cervical. Edema pode ocorrer, mas o edema anafilático refere-se a uma reação alérgica grave, e o uso de corticoesteroides está relacionado ao tratamento dessa reação, não a uma consequência direta da radioterapia.
Portanto, a alternativa d está incorreta, pois apresenta um quadro (edema de glote anafilático) que não é uma consequência comum da radioterapia e associa seu tratamento com corticoesteroides, correto para uma reação alérgica, mas não para efeitos da radioterapia.
Assim, a alternativa que não apresenta uma consequência da radioterapia com tratamento adequado é a d.
A mucosite é uma inflamação dolorosa da mucosa, muito comum, e seu tratamento inclui analgésicos e anestésicos locais para aliviar a dor, como indicado na alternativa a.
O eritema, que é a vermelhidão da pele causada pela inflamação induzida pela radiação, é tratado com analgésicos e anti-inflamatórios, conforme alternativa b.
As lesões microvasculares são danos nos pequenos vasos sanguíneos decorrentes da radiação e podem ser tratadas com terapia com LASER que ajuda na reparação tecidual, conforme alternativa c.
Já o edema de glote anafilático não é uma consequência típica da radioterapia cervical. Edema pode ocorrer, mas o edema anafilático refere-se a uma reação alérgica grave, e o uso de corticoesteroides está relacionado ao tratamento dessa reação, não a uma consequência direta da radioterapia.
Portanto, a alternativa d está incorreta, pois apresenta um quadro (edema de glote anafilático) que não é uma consequência comum da radioterapia e associa seu tratamento com corticoesteroides, correto para uma reação alérgica, mas não para efeitos da radioterapia.
Assim, a alternativa que não apresenta uma consequência da radioterapia com tratamento adequado é a d.