Uma paciente de 20 anos, branca, vem evoluindo há 3 anos com assimetria facia...

Uma paciente de 20 anos, branca, vem evoluindo há 3 anos com assimetria facial causada por hipoplasia de toda hemiface esquerda. Deu entrada no Pronto Atendimento após uma crise epilética focal, no...


publicidade
Uma paciente de 20 anos, branca, vem evoluindo há 3 anos com assimetria facial causada por hipoplasia de toda hemiface esquerda. Deu entrada no Pronto Atendimento após uma crise epilética focal, no braço direito. Ao exame físico apresenta desvio da linha média para esquerda, quando abre a boca. À Tomografia Computadorizada evidenciase atrofia do tecido subcutâneo, músculos, ossos e cartilagens, além de hipoplasia da maxila.
Sobre esse quadro clínico, assinale a alternativa correta quanto à suspeita diagnóstica.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    23/09/2026 • 06:02
    Vamos falar um pouco sobre síndromes que causam alterações faciais e que aparecem em casos como esse da paciente, que apresenta uma assimetria facial progressiva desde jovem, associada a atrofia de partes da face, e ainda crise epilética focal. Na questão, foi notada uma hipoplasia de toda hemiface esquerda, incluindo músculos, ossos, cartilagens e maxila, além do desvio da linha média para o lado afetado.

    Começando pela alternativa (a), a Síndrome de Mayer Rokitansky Kuster Hauser está relacionada a malformações do trato reprodutivo feminino e não a deformidades faciais ou atrófia hemifacial, então podemos descartar.

    A alternativa (b), Síndrome de Saethre-Chotzen, é uma craniossinostose, com características como o fechamento precoce de suturas cranianas, levando a anomalias no crânio e face, mas não atrofia progressiva hemifacial.

    A alternativa (c), Síndrome de Crouzon, também é um distúrbio de craniossinostose caracterizado por dismorfismos craniofaciais, porém sem a atrofia progressiva dos tecidos, e não costuma se manifestar com crises epiléticas.

    A alternativa (d), Síndrome de Parry-Romberg, conhecida também como atrofia progressiva hemifacial, caracteriza-se exatamente por essa perda de tecidos da hemiface (músculos, ossos, cartilagens, pele), progressiva e unilateral, geralmente em jovens, podendo estar associada a sintomas neurológicos como crises epilépticas focais devido ao acometimento do sistema nervoso subjacente, fatores que coincidem com o quadro clínico da paciente.

    Diante disso, a alternativa correta é a (d), Síndrome de Parry-Romberg.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.