Equipe Gabarite
EQUIPE
23/09/2026 • 00:02
Vamos conversar sobre o manejo da hipertensão arterial em pacientes com diabetes tipo 2 e com fatores de risco adicionais, como obesidade e sinais de lesão em órgão-alvo, no caso a hipertrofia ventricular esquerda detectada no ECG.
Pacientes com diabetes possuem um risco cardiovascular aumentado e, por isso, diretrizes atuais recomendam iniciar o tratamento anti-hipertensivo de forma mais agressiva. A pressão arterial acima de 140/90 mmHg em um paciente diabético já justifica o início do tratamento medicamentoso, especialmente se há evidência de lesão em órgão-alvo, como a hipertrofia ventricular esquerda, que é um sinal de dano cardíaco.
Além disso, a função renal mostra-se um pouco reduzida, com TFG estimada em torno de 60 mL/min, e isso reforça a necessidade de controle rigoroso da pressão para evitar progressão da doença renal.
Estudos e diretrizes recomendam, portanto, iniciar a terapia combinada, geralmente com um inibidor do sistema renina-angiotensina (como IECA ou BRA) associado a um diurético tiazídico ou bloqueador dos canais de cálcio. Essa terapia em dose fixa favorece maior controle da pressão arterial e melhor adesão.
Alternativas como apenas mudanças no estilo de vida antes de iniciar o medicamento não são suficientes em pacientes com hipertensão estágio 2 e diabetes. Monoterapia também não é adequada nessa situação inicial, pois a combinação hipertensão + diabetes + dano em órgão-alvo exige maior eficácia do tratamento desde o começo.
O uso isolado de betabloqueador (propranolol) não é a primeira escolha, especialmente sem indicação clara de cardiopatia isquêmica, e betabloqueadores não são preferenciais para controle inicial dessa hipertensão associada a diabetes.
Portanto, o melhor caminho, conforme as diretrizes atuais, é iniciar terapia combinada com IECA ou BRA mais diurético tiazídico ou bloqueador de cálcio, visando pressão arterial menor que 130/80 mmHg.
Gabarito correto: letra b.
Pacientes com diabetes possuem um risco cardiovascular aumentado e, por isso, diretrizes atuais recomendam iniciar o tratamento anti-hipertensivo de forma mais agressiva. A pressão arterial acima de 140/90 mmHg em um paciente diabético já justifica o início do tratamento medicamentoso, especialmente se há evidência de lesão em órgão-alvo, como a hipertrofia ventricular esquerda, que é um sinal de dano cardíaco.
Além disso, a função renal mostra-se um pouco reduzida, com TFG estimada em torno de 60 mL/min, e isso reforça a necessidade de controle rigoroso da pressão para evitar progressão da doença renal.
Estudos e diretrizes recomendam, portanto, iniciar a terapia combinada, geralmente com um inibidor do sistema renina-angiotensina (como IECA ou BRA) associado a um diurético tiazídico ou bloqueador dos canais de cálcio. Essa terapia em dose fixa favorece maior controle da pressão arterial e melhor adesão.
Alternativas como apenas mudanças no estilo de vida antes de iniciar o medicamento não são suficientes em pacientes com hipertensão estágio 2 e diabetes. Monoterapia também não é adequada nessa situação inicial, pois a combinação hipertensão + diabetes + dano em órgão-alvo exige maior eficácia do tratamento desde o começo.
O uso isolado de betabloqueador (propranolol) não é a primeira escolha, especialmente sem indicação clara de cardiopatia isquêmica, e betabloqueadores não são preferenciais para controle inicial dessa hipertensão associada a diabetes.
Portanto, o melhor caminho, conforme as diretrizes atuais, é iniciar terapia combinada com IECA ou BRA mais diurético tiazídico ou bloqueador de cálcio, visando pressão arterial menor que 130/80 mmHg.
Gabarito correto: letra b.