Homem de 75 anos é admitido no pronto atendimento com história de rebaixament...

Homem de 75 anos é admitido no pronto atendimento com história de rebaixamento do nível de consciência, vômitos e cefaleia. Dados vitais: FC 48 bpm, PA 170x95 mmHg, SpO2 99% ar ambiente e FR 7 irpm...


publicidade
Homem de 75 anos é admitido no pronto atendimento com história de rebaixamento do nível de consciência, vômitos e cefaleia. Dados vitais: FC 48 bpm, PA 170x95 mmHg, SpO2 99% ar ambiente e FR 7 irpm. Em avaliação inicial, apresenta-se com escala de coma de Glasgow 8, papiledema e paresia do VI par craniano.

Sobre o diagnóstico sindrômico do caso apresentado, marque a alternativa INCORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    13/10/2026 • 05:01
    Vamos falar sobre um caso clássico em neurologia e urgência médica: o paciente que chega com rebaixamento do nível de consciência, papiledema, paresia do VI par craniano, bradicardia e pressão arterial elevada. Esses sinais clinicamente indicam uma Síndrome da Hiper pressão Intracraniana (HIP), que pode ser causada por várias condições, como acidente vascular cerebral (AVC), trauma cranioencefálico, distúrbios metabólicos ou encefalopatia hipertensiva.

    O diâmetro da bainha do nervo óptico maior que 6 mm na ultrassonografia point-of-care (POCUS) é uma ferramenta útil e não invasiva para detectar aumento da pressão intracraniana. Portanto, a alternativa (a) está correta.

    Sobre a intubação orotraqueal, no paciente com hipertensão intracraniana, o uso do fentanil como pré-medicação é recomendado para atenuar os picos pressóricos que podem agravar o quadro, então a alternativa (b) também está correta.

    Quanto à ventilação mecânica, embora a hiperventilação temporária possa reduzir rapidamente a pressão intracraniana ao diminuir o CO2 (que causa vasoconstrição cerebral), manter pCO2 de 30-35 mmHg não é recomendado para períodos prolongados, pois pode causar isquemia cerebral. Geralmente, a hiperventilação deve ser utilizada apenas de forma transitória. Por isso, a alternativa (c) apresenta uma informação imprecisa, sendo a incorreta do conjunto.

    Por fim, a alternativa (d) lista corretamente diversas causas possíveis da síndrome apresentada, portanto está correta.

    Assim, a alternativa incorreta é a letra (c).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.