De acordo com LINDHE, J. e LANG, N.P. (2018) –

De acordo com LINDHE, J. e LANG, N.P. (2018) – Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral, com o aumento da colocação de implantes no mundo todo, é ...


publicidade
De acordo com LINDHE, J. e LANG, N.P. (2018) – Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral, com o aumento da colocação de implantes no mundo todo, é esperado que o número de pacientes diagnosticados com infecções peri-implante aumente. Marque a alternativa INCORRETA.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    13/10/2026 • 04:01
    O tema desta questão trata das infecções peri-implantares, que são complicações comuns após a colocação de implantes dentários. Conforme destacado por LINDHE e LANG, com o aumento do uso de implantes, o número de casos de infecções peri-implantares tende a crescer, principalmente a mucosite e a peri-implantite.

    Primeiro, vamos entender as diferenças principais entre mucosite e peri-implantite. A mucosite é uma inflamação restrita à mucosa ao redor do implante, sem perda óssea significativa. Já a peri-implantite envolve perda óssea ao redor do implante e geralmente tem sondagem com profundidade aumentada, além de sinais como supuração.

    Analisando as alternativas:
    - A alternativa (a) está correta: a microbiota das infecções peri-implantares pode sim ser similar à da periodontite, dominada por bactérias anaeróbicas gram-negativas, além da possibilidade de outras bactérias e fungos estarem presentes.
    - A alternativa (b) também está correta: características da peri-implantite incluem sondagem profunda (≥5 mm) e frequentemente supuração.
    - A alternativa (d) está correta: pacientes com histórico de periodontite são mais suscetíveis a infecções peri-implantares, pois apresentam um ambiente propício para essas complicações.
    - A alternativa (c) é incorreta: a abordagem mecânica não cirúrgica isolada é efetiva para mucosite peri-implantar, mas não costuma ser suficiente para o tratamento da peri-implantite, que geralmente requer intervenções cirúrgicas adicionais.

    Portanto, a alternativa incorreta que a questão pede é a (c).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.