Sobre as reações cutâneas graves induzidas por fármacos, assinale a alternati...

Sobre as reações cutâneas graves induzidas por fármacos, assinale a alternativa incorreta.


publicidade
Sobre as reações cutâneas graves induzidas por fármacos, assinale a alternativa incorreta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    12/10/2026 • 14:01
    Vamos falar um pouco sobre as reações cutâneas graves induzidas por medicamentos, que são importantes de identificar pelo impacto clínico que possuem. Essas reações incluem síndromes como Stevens-Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET), síndrome DRESS e pustulose exantemática aguda, cada uma com características específicas.

    A alternativa a) está correta, pois SSJ e NET são consideradas uma continuidade do mesmo quadro, diferindo pela extensão da área da pele que se descola.

    A alternativa b) também está correta, já que a pustulose exantemática generalizada aguda apresenta múltiplas pústulas estéreis sobre um exantema vermelho, geralmente acompanhada de febre e aumento de leucócitos no sangue.

    A alternativa c) está certa, pois o eritema multiforme maior, com suas lesões em alvo, geralmente está associado a infecções virais, enquanto SSJ e TEN são tipicamente reações a medicamentos.

    No entanto, a alternativa d) está incorreta porque a síndrome DRESS não é uma reação que se resolve rapidamente nem é isenta de envolvimento sistêmico. Pelo contrário, a DRESS costuma ter sintomas sistêmicos relevantes como febre alta, linfadenopatia, envolvimento de órgãos internos e eosinofilia, podendo até ser fatal se não for tratada adequadamente. Além disso, a resolução costuma ser mais lenta, mesmo após a suspensão do fármaco.

    Portanto, a alternativa incorreta é a d).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.