A navegação que é realizada normalmente quando a embarcação se encontra entre...

A navegação que é realizada normalmente quando a embarcação se encontra entre 3 e 50 milhas da costa, utilizando referências visuais em terra, como faróis, ilhas, cabos e edifícios é chamada de:


publicidade
A navegação que é realizada normalmente quando a embarcação se encontra entre 3 e 50 milhas da costa, utilizando referências visuais em terra, como faróis, ilhas, cabos e edifícios é chamada de:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    12/10/2026 • 01:01
    Vamos falar sobre os tipos de navegação para entender melhor essa questão. Na navegação marítima, os termos usados estão relacionados à distância da costa e aos métodos utilizados para determinar a posição do barco.

    A navegação astronômica é feita utilizando os astros (sol, estrelas) para calcular a posição, geralmente em alto mar, onde não há referências visuais próximas. A navegação estimada é um método baseado no cálculo do percurso feito a partir da velocidade, direção e tempo estimados, sem observação direta de referências visuais. A navegação oceânica é realizada em alto mar, bem distante da costa, sem pontos de referência visuais próximos. A navegação em águas restritas ocorre em locais com muitas limitações, como canais estreitos ou portos, onde se deve manobrar com cuidado, geralmente muito próximo à terra.

    Agora, a navegação realizada entre 3 e 50 milhas da costa, utilizando referências como faróis, ilhas, cabos e edifícios, é exatamente a navegação costeira. Ela se baseia em pontos visuais para auxiliar a localização da embarcação, aproveitando referências que o navegador pode observar diretamente. Portanto, a resposta correta é a alternativa e) navegação costeira.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.