É CORRETO afirmar que nesse trecho há:

É CORRETO afirmar que nesse trecho há:


publicidade
📖 Texto associado ▼
Leia o período extraído do texto lido, e responda à questão:

“Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos.”
É CORRETO afirmar que nesse trecho há:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    24/09/2026 • 15:01
    Neste tipo de questão a gente precisa lembrar que uma oração é um grupo de palavras com sentido completo que contém verbo. Vamos analisar o período destacado: “Em meados do século XVIII já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais, mas também muitos eram os seus descaminhos.”

    Aqui, temos duas orações principais ligadas pela conjunção 'mas':
    1) 'já eram muitos os caminhos que conduziam às minas de Minas Gerais' (que contém uma oração subordinada adjetiva 'que conduziam às minas de Minas Gerais')
    2) 'também muitos eram os seus descaminhos'

    Dentro da primeira oração principal, existe a oração subordinada adjetiva 'que conduziam às minas de Minas Gerais', que é uma oração porque tem verbo (conduziam).

    Portanto, totalizamos 3 orações: duas principais e uma subordinada adjetiva.

    Por isso, a alternativa correta é a letra a) 3 orações.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.