Marcos de Castro
EQUIPE
02/10/2026 • 03:01
Vamos falar sobre os eventos adversos relacionados à transfusão de sangue, que são situações em que o paciente pode ter reações indesejadas após receber sangue ou derivados. Esses eventos podem variar desde reações leves até complicações graves.
A alternativa A menciona a reação transfusional não hemolítica febril, que ocorre devido à resposta imune contra leucócitos ou suas citocinas, não contra os antígenos eritrocitários. Ela não é causada por anticorpos contra antígenos eritrocitários nem segue a ativação do sistema complemento, que está mais associado a reações hemolíticas.
A alternativa B fala da reação anafilática que pode ocorrer em transfusão. Essa reação está geralmente associada à deficiência de IgA em pacientes que desenvolvem anticorpos anti-IgA, e não anti-IgE. Portanto, a afirmação está incorreta ao mencionar anticorpos anti-IgE.
A alternativa C aborda a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) pós-transfusão, que é provocada por linfócitos T do doador que atacam o paciente, e não por linfócitos B.
A alternativa D fala da púrpura pós-transfusional, uma condição causada por anticorpos antiplaquetários. A especificidade mais comum dos anticorpos antiplaquetários é contra o HPA-1a (antígeno de plaquetas), ou seja, a terminologia anti-PLA1 está relacionada ao HPA-1a. Essa alternativa está correta.
Assim, o único enunciado correto é o da alternativa D.
A alternativa A menciona a reação transfusional não hemolítica febril, que ocorre devido à resposta imune contra leucócitos ou suas citocinas, não contra os antígenos eritrocitários. Ela não é causada por anticorpos contra antígenos eritrocitários nem segue a ativação do sistema complemento, que está mais associado a reações hemolíticas.
A alternativa B fala da reação anafilática que pode ocorrer em transfusão. Essa reação está geralmente associada à deficiência de IgA em pacientes que desenvolvem anticorpos anti-IgA, e não anti-IgE. Portanto, a afirmação está incorreta ao mencionar anticorpos anti-IgE.
A alternativa C aborda a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) pós-transfusão, que é provocada por linfócitos T do doador que atacam o paciente, e não por linfócitos B.
A alternativa D fala da púrpura pós-transfusional, uma condição causada por anticorpos antiplaquetários. A especificidade mais comum dos anticorpos antiplaquetários é contra o HPA-1a (antígeno de plaquetas), ou seja, a terminologia anti-PLA1 está relacionada ao HPA-1a. Essa alternativa está correta.
Assim, o único enunciado correto é o da alternativa D.