Camila Duarte
EQUIPE
02/10/2026 • 02:01
O delirium é um transtorno neurocognitivo agudo, muito comum em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI). Ele se caracteriza por flutuações na consciência e na atenção, podendo ser hiperativo (agitação, inquietação) ou hipoativo (letargia, apatia). O tratamento do delirium é essencialmente não farmacológico, focando na identificação e manejo das causas desencadeantes, cuidados de suporte e medidas ambientais. Em relação ao uso de medicamentos, os antipsicóticos são frequentemente utilizados para controlar sintomas agudos, especialmente na forma hiperativa, mas não devem ser usados profilaticamente para prevenção do delirium, pois estudos não mostram benefício claro nessa prática.
A suspensão dos antipsicóticos deve ser feita com cautela, avaliando a situação clínica, e não imediatamente após o controle da agitação psicomotora, para evitar recaídas. Além disso, os antipsicóticos não são indicados para o tratamento do delirium hipoativo, pois podem piorar a letargia. Quanto aos benzodiazepínicos, são contraindicados no delirium (exceto se este for causado por abstinência de álcool ou sedativos) porque podem exacerbar o quadro. Anti-histamínicos de segunda geração não têm indicação formal para tratamento do delirium.
Portanto, a alternativa correta é a) Os antipsicóticos devem ser suspensos após o controle da agitação psicomotora, já que é importante interrompê-los assim que possível para minimizar efeitos adversos, desde que a agitação tenha sido controlada.
A suspensão dos antipsicóticos deve ser feita com cautela, avaliando a situação clínica, e não imediatamente após o controle da agitação psicomotora, para evitar recaídas. Além disso, os antipsicóticos não são indicados para o tratamento do delirium hipoativo, pois podem piorar a letargia. Quanto aos benzodiazepínicos, são contraindicados no delirium (exceto se este for causado por abstinência de álcool ou sedativos) porque podem exacerbar o quadro. Anti-histamínicos de segunda geração não têm indicação formal para tratamento do delirium.
Portanto, a alternativa correta é a) Os antipsicóticos devem ser suspensos após o controle da agitação psicomotora, já que é importante interrompê-los assim que possível para minimizar efeitos adversos, desde que a agitação tenha sido controlada.