A preparação de nutrição parenteral deve ser estável, com nutrientes quimicam...

A preparação de nutrição parenteral deve ser estável, com nutrientes quimicamente compatíveis nas doses prescritas para o paciente. No que se refere à incompatibilidade físico-química de...


publicidade
A preparação de nutrição parenteral deve ser estável, com nutrientes quimicamente compatíveis nas doses prescritas para o paciente.

No que se refere à incompatibilidade físico-química de uma preparação de nutrição parenteral, é incorreto afirmar que
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    02/10/2026 • 01:01
    Vamos falar um pouco sobre as incompatibilidades físico-químicas em nutrição parenteral, que é um tema essencial para garantir a segurança e a eficácia da terapia nutricional intravenosa. Por serem preparações complexas, que combinam vários nutrientes, seus componentes podem interagir de formas indesejadas, causando precipitação, degradação ou perda da atividade dos nutrientes.

    Na alternativa A, está correto dizer que íons divalentes e trivalentes tendem a formar sais estáveis, o que pode causar precipitação. Por isso, na formulação esses íons devem ser dosados e posicionados com cuidado, muitas vezes intercalados com íons monovalentes para evitar essa reação.

    Na alternativa B, a informação está incorreta. Os aminoácidos têm grupos funcionais polares e apolares, mas a descrição de terem dois grupos apolares e serem anfifílicos está errada. Além disso, seu papel principal não é a manutenção do pH, embora possam influenciar levemente, eles não são reguladores de pH na formulação.

    Na alternativa C, é correto que vitaminas podem sofrer adsorção pelo PVC, por isso usa-se bolsas de EVA, que diminuem essa interação e ajudam a preservar a vitamina.

    Na alternativa D, a reação de Maillard, entre aminoácidos e açúcares redutores, é uma incompatibilidade química relevante, que pode ocorrer durante a preparação e armazenamento da nutrição parenteral.

    Portanto, a afirmação incorreta é a da alternativa B.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.