Considere que o enfermeiro foi chamado por familiares para avaliar um pacient...

Considere que o enfermeiro foi chamado por familiares para avaliar um paciente do sexo masculino, 78 anos de idade, em tratamento irregular de hipertensão arterial sistêmica com queixa de cefaleia,...


publicidade
Considere que o enfermeiro foi chamado por familiares para avaliar um paciente do sexo masculino, 78 anos de idade, em tratamento irregular de hipertensão arterial sistêmica com queixa de cefaleia, náuseas e relato de perda de sensibilidade e força do lado direto do corpo há aproximadamente 12 horas. À avaliação inicial, o paciente apresentava: redução do nível de consciência (escore de 07 na Escala de Coma de Glasgow), anisocoria, taquipneia (FR: 26 vpm), bradicardia (FC: 53 bpm) e aumento da PA: 190x100 mmHg.
Analise as afirmativas a seguir sobre o caso apresentado, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A hipertensão arterial sistêmica é o fator de risco isolado mais importante para a ocorrência de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico ou hemorrágico.

(    ) Se for constatado AVE isquêmico, o paciente deverá receber fibrinolítico assim que chegar ao hospital com a finalidade de reduzir ou limitar sequelas e evitar piora do quadro clínico.
(    ) A alteração do nível de consciência, anisocoria, alteração do padrão respiratório, hipertensão e bradicardia são sinais clínicos de aumento da pressão intracraniana e consequente redução da pressão de perfusão cerebral.
(    ) De acordo com o escore obtido na Escala de Coma de Glasgow, é necessário intervenção imediata para manter vias aéreas pérvias e ventilação adequada.
(    ) Além dos cuidados relacionados à estabilização ventilatória e circulatória, é fundamental que a cabeça seja mantida em posição neutra e a cabeceira do leito seja mantida em elevação de 10° a 15° para promover a melhora da perfusão cerebral e facilitar o retorno venoso.

Assinale a sequência correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    01/10/2026 • 10:02
    Esta questão aborda um caso clínico envolvendo um paciente idoso com sintomas sugestivos de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Vamos analisar cada afirmativa com calma.

    A primeira afirmativa diz que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o fator isolado mais importante para o AVE, tanto isquêmico quanto hemorrágico. De fato, a HAS é o principal fator de risco para AVE, pois pode causar danos aos vasos cerebrais, favorecendo tanto o entupimento (isquemia) quanto o rompimento (hemorragia). Portanto, essa afirmativa é verdadeira.

    A segunda afirmação afirma que se for constatado AVE isquêmico, o paciente deve receber fibrinolítico assim que chegar ao hospital para limitar sequelas. Isso está em conformidade com as diretrizes, mas com uma observação: o fibrinolítico (alteplase) deve ser administrado idealmente até 4,5 horas após o início dos sintomas. Como o paciente tem sintomas há aproximadamente 12 horas, ele está fora dessa janela terapêutica, então a afirmativa é falsa para este caso específico.

    A terceira afirmação fala que alterações como nível de consciência reduzido, anisocoria, padrão respiratório alterado, hipertensão e bradicardia indicam aumento da pressão intracraniana (PIC) e consequente redução da perfusão cerebral. Isso corresponde ao quadro clássico de síndrome da pressão intracraniana aumentada, conhecida como triade de Cushing (hipertensão, bradicardia e anormalidades respiratórias). Assim, a afirmativa é verdadeira.

    A quarta afirmativa menciona que um escore de Glasgow de 7 indica necessidade de intervenção imediata para garantir vias aéreas pérvias e ventilação adequada. Com escore abaixo de 8, há risco de comprometimento das vias aéreas, portanto essa afirmação é verdadeira.

    Por fim, a quinta afirmativa indica que a cabeça deve estar em posição neutra e a cabeceira elevada entre 10° e 15° para melhorar a perfusão cerebral e o retorno venoso. Essa recomendação é correta para pacientes com aumento da pressão intracraniana, para não prejudicar o retorno venoso e evitar aumento da PIC.

    Portanto, temos:
    1 - Verdadeira
    2 - Falsa (pela janela terapêutica)
    3 - Verdadeira
    4 - Verdadeira
    5 - Verdadeira

    Isso corresponde à sequência V F V V V, que corresponde à opção d).

    Gabarito: d
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.