A injeção subcutânea é realizada no tecido subcutâneo. A extensa rede de capi...

A injeção subcutânea é realizada no tecido subcutâneo. A extensa rede de capilares possibilita a absorção gradativa do medicamento e garante o perfil farmacocinético. Referente à administração de m...


publicidade
A injeção subcutânea é realizada no tecido subcutâneo. A extensa rede de capilares possibilita a absorção gradativa do medicamento e garante o perfil farmacocinético. Referente à administração de medicamentos por via subcutânea (SC), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O volume máximo que deve ser administrado pela via SC não deve exceder a 2 ml.
( ) A agulha ideal para administração de medicação por via SC é a 25 x 0,7 mm.
( ) As regiões recomendadas para aplicação devem estar livres dos sinais de lipodistrofia, edema, inflamação e/ou infecção.
( ) A via SC é indicada para administração de medicamentos como anticoagulantes e hipoglicemiantes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    01/10/2026 • 09:02
    Vamos falar sobre a via subcutânea, que é uma forma muito comum de administrar medicamentos, principalmente quando se quer uma absorção mais lenta e controlada, já que o medicamento é injetado no tecido subcutâneo, onde há muitos vasos sanguíneos pequenos. Isso garante uma absorção gradual, com menos picos bruscos de concentração no sangue.

    Agora, analisando as afirmativas:
    1. "O volume máximo que deve ser administrado pela via SC não deve exceder a 2 ml." Na verdade, o volume geralmente recomendado para injeção subcutânea é até 1 ml a 2 ml, mas grupos maiores costumam ser (>1 ml) desconfortáveis e podem formar edema local. Então essa afirmativa é considerada verdadeira.

    2. "A agulha ideal para administração de medicação por via SC é a 25 x 0,7 mm." Essa medida indica agulha com comprimento de 25 mm (2,5 cm) e calibre 0,7 mm de diâmetro, o que é uma agulha relativamente grande para SC, pois essa via utiliza agulhas curtas, geralmente entre 4 a 12 mm de comprimento, e calibre mais fino, como 25 a 27G (0,4 a 0,5 mm). Portanto, essa afirmativa é falsa.

    3. "As regiões recomendadas para aplicação devem estar livres dos sinais de lipodistrofia, edema, inflamação e/ou infecção." Isso é correto, pois aplicar em locais com essas alterações pode prejudicar a absorção e até causar complicações.

    4. "A via SC é indicada para administração de medicamentos como anticoagulantes e hipoglicemiantes." Sim, é uma via frequentemente usada para anticoagulantes, como heparina, e para alguns hipoglicemiantes (insulina), então essa afirmativa é verdadeira.

    Assim, a sequência correta é: V (1ª), F (2ª), V (3ª), V (4ª), que corresponde à alternativa a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.