A Organização das Nações Unidas estimou em 2003 que 2/3 dos profissionais da ...

A Organização das Nações Unidas estimou em 2003 que 2/3 dos profissionais da saúde correm risco de exposição percutânea de patógenos vinculados pelo sangue a cada ano. Para prevenir esses acidentes...


publicidade
A Organização das Nações Unidas estimou em 2003 que 2/3 dos profissionais da saúde correm risco de exposição percutânea de patógenos vinculados pelo sangue a cada ano. Para prevenir esses acidentes o técnico de enfermagem deve
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    29/09/2026 • 23:01
    O tema desta questão envolve a prevenção de acidentes ocupacionais na área da saúde, especialmente a exposição percutânea a patógenos transmitidos pelo sangue, um risco comum para profissionais como técnicos de enfermagem.

    Primeiro, vamos analisar cada alternativa:
    a) Reencapar agulhas nunca é uma prática recomendada, pois aumenta o risco de acidentes. Isso vale independentemente do paciente ser de 'baixo risco'.
    b) Investigar laboratorialmente doenças infecciosas em todos os pacientes não é uma atribuição direta do técnico de enfermagem nem uma medida prática para prevenir acidentes.
    c) Ignorar o relato e o preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é errado, pois essa é uma obrigação e fundamental para a saúde do trabalhador.
    d) Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a cada situação é uma medida correta e essencial para a prevenção desses acidentes, sendo uma prática recomendada universalmente.
    e) Vacinar-se anualmente contra hepatite D não é correto, porque a vacina disponível e recomendada para profissionais de saúde é a da hepatite B, e a hepatite D só ocorre em pacientes que já têm hepatite B. Portanto, a vacinação direta contra hepatite D não existe para essa finalidade.

    Portanto, a alternativa correta é a letra d, que se encaixa com as recomendações e normas de segurança para prevenir exposição percutânea e acidentes com materiais biológicos.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.