De acordo com o Manual de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde (2016), a t...

De acordo com o Manual de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde (2016), a triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por id...


publicidade
De acordo com o Manual de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde (2016), a triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando sequelas e até mesmo a morte. Nas etapas da triagem neonatal,
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    29/09/2026 • 13:01
    Essa questão aborda a triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, que é fundamental para detectar precocemente várias doenças que podem comprometer a saúde do recém-nascido. A triagem é feita principalmente por meio da coleta de sangue do calcanhar do bebê, utilizando um papel-filtro específico.

    Vamos analisar cada alternativa para entender melhor as práticas recomendadas no Manual de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde (2016):

    a) A primeira coleta deve ser realizada entre 48 e 72 horas de vida, mas em prematuros internados, a coleta pode precisar ser adaptada conforme a condição clínica, e preferencialmente não é feita por punção venosa, mas por punção no calcanhar para evitar complicações.

    b) O cartão de coleta, de papel filtro, deve ser armazenado em condições secas e não em locais com baixa umidade, para não alterar suas características. O armazenamento na geladeira não é recomendado pois pode afetar a umidade e a qualidade da amostra.

    c) A secagem das amostras deve ser feita à temperatura ambiente, em torno de 15 a 30 graus Celsius, por período adequado que geralmente é de 3 horas, com a área do papel contendo sangue protegida de contato com superfícies e contaminantes.

    d) O aquecimento prévio do pé do bebê com bolsa de água quente não é recomendado, especialmente a temperaturas máximas de 44 ºC, pois pode causar dano à pele sensível do recém-nascido e não há consenso quanto à necessidade dessa prática com todo recém-nascido.

    Analisando as opções, apenas a alternativa c está correta e alinhada com o Manual, pois descreve de forma adequada o procedimento de secagem das amostras.

    Gabarito: c
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.