A insuficiência renal crônica (IRC) constitui relevante problema de saúde púb...

A insuficiência renal crônica (IRC) constitui relevante problema de saúde pública e exige assistência de enfermagem qualificada nas terapias renais substitutivas. Sobre a hemodiálise (HD) e a diáli...


publicidade
A insuficiência renal crônica (IRC) constitui relevante problema de saúde pública e exige assistência de enfermagem qualificada nas terapias renais substitutivas. Sobre a hemodiálise (HD) e a diálise peritoneal (DP), analise as afirmativas a seguir.
I. A diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC/CAPD) utiliza a membrana peritoneal como filtro semipermeável e é realizada pelo próprio paciente em ambiente domiciliar, mediante trocas manuais de solução dialisadora ao longo do dia.
II. A fístula arteriovenosa (FAV) é o acesso vascular de escolha para hemodiálise crônica, devendo ser puncionada preferencialmente nas primeiras vinte e quatro horas após a sua confecção, a fim de assegurar adequada maturação do vaso.
III. A peritonite é a principal complicação infecciosa da diálise peritoneal e tem como manifestação clínica mais característica o efluente peritoneal turvo, frequentemente associado a dor abdominal e febre.
IV. A síndrome do desequilíbrio dialítico, caracterizada por cefaleia, náuseas, hipertensão arterial e, em casos graves, convulsões, é mais frequente em pacientes em primeira sessão de hemodiálise ou com níveis muito elevados de ureia pré-diálise.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    29/09/2026 • 11:02
    Vamos falar sobre um tema muito importante da enfermagem e nefrologia: os métodos de diálise usados na insuficiência renal crônica (IRC). Essa questão pede para analisar quatro afirmativas sobre hemodiálise (HD) e diálise peritoneal (DP).

    A primeira afirmativa diz que a diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC) usa a membrana peritoneal como filtro e é feita pelo próprio paciente em casa, com trocas manuais ao longo do dia. Isso está correto, pois na DPAC o paciente troca manualmente o líquido dialisador várias vezes por dia, utilizando sua cavidade peritoneal como filtro.

    A segunda afirmativa afirma que a fístula arteriovenosa (FAV) é o acesso vascular de escolha para hemodiálise, o que é correto. Porém, diz que deve ser puncionada nas primeiras 24 horas após a confecção para garantir a maturação, e isso está errado. Pelo contrário, a FAV precisa de tempo para maturar, geralmente 4 a 6 semanas, antes de ser puncionada.

    A terceira afirmativa fala que a peritonite é a principal complicação infecciosa da diálise peritoneal, com efluente turvo, dor abdominal e febre. Está correta, pois essa é a principal complicação da DP e esses são sinais clássicos.

    A quarta afirmativa trata da síndrome do desequilíbrio dialítico, que geralmente ocorre em pacientes na primeira sessão de hemodiálise ou com níveis muito altos de ureia, com sintomas como cefaleia, náuseas, hipertensão e até convulsões. Também está correta.

    Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV.

    Gabarito: letra c.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.