Três pacientes foram atendidos em uma unidad...

Três pacientes foram atendidos em uma unidade de referência para infecções sexualmente transmissíveis (IST). Após avaliação clínica, foram observados os seguintes q...


publicidade

Três pacientes foram atendidos em uma unidade de referência para infecções sexualmente transmissíveis (IST). Após avaliação clínica, foram observados os seguintes quadros:

Paciente 1: apresenta lesão única, indolor, de borda regular e base endurecida, localizada na região genital, associada a linfadenopatia inguinal. Relata início da lesão há cerca de três semanas.

Paciente 2: relata o surgimento de manchas eritematosas e lesões papulosas em tronco, palmas das mãos e plantas dos pés, além de condilomas planos na região anogenital. Queixa-se de mal-estar e febre baixa.

Paciente 3: não apresenta sintomas, mas exames sorológicos revelam testes treponêmicos e não treponêmicos reagentes, sem histórico de lesões recentes.

Baseando-se nos quadros descritos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os estágios da sífilis apresentados pelos pacientes.

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    28/09/2026 • 21:01
    Vamos analisar essa questão que trata dos estágios da sífilis, uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis evolui em diferentes fases clínicas, que são importante para o diagnóstico e tratamento.

    O Paciente 1 apresenta uma lesão única, indolor, com bordas regulares e base endurecida, além de linfadenopatia inguinal, típica do cancro duro, que é característica da sífilis primária. Esta fase ocorre logo após a infecção, geralmente em torno de 3 semanas, condizente com o relato do paciente.

    O Paciente 2 tem manchas eritematosas e lesões papulosas em tronco, palmas e plantas dos pés, além de condilomas planos (lesões verrucosas na região anogenital), sintomas que são característicos da sífilis secundária. Essa fase ocorre algumas semanas após a fase primária e pode incluir sintomas sistêmicos como febre baixa e mal-estar.

    O Paciente 3 está assintomático, mas com testes sorológicos positivos para sífilis (treponêmicos e não treponêmicos reagentes), e sem histórico de lesões recentes. Isso é típico da fase latente da sífilis, que pode durar anos e é identificada principalmente por exames laboratoriais.

    Com isso, a alternativa correta que descreve os estágios conforme os pacientes é a b): Paciente 1 - sífilis primária; Paciente 2 - sífilis secundária; Paciente 3 - sífilis latente.

    Portanto, o gabarito correto é a letra b).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.