Ingrid Nunes
EQUIPE
27/09/2026 • 14:01
Vamos conversar sobre a intubação orotraqueal (IOT), um procedimento comum e bastante delicado nos cuidados médicos. Durante a IOT, o enfermeiro tem um papel fundamental para apoiar o médico e garantir a segurança do paciente. Parte desse cuidado envolve o monitoramento dos efeitos dos medicamentos usados para facilitar o procedimento, especialmente os indutores anestésicos. Um dos indutores citados na questão é o midazolam, que é um benzodiazepínico muito usado para sedação. Ele pode causar efeitos colaterais como depressão respiratória e alterações na pressão arterial, que exigem atenção rigorosa do profissional de enfermagem. No entanto, prurido (coceira) e flebite (inflamação das veias) não são efeitos típicos relacionados ao midazolam. Assim, a afirmação contêm informações corretas e incorretas, o que torna o item incorreto. Portanto, a resposta certa é ERRADO.