A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV na Atençã...

A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV na Atenção Primária à Saúde não se limita à utilização de preservativos. O Ministério da Saúde adota atualmente o conceito de pre...


publicidade
A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV na Atenção Primária à Saúde não se limita à utilização de preservativos. O Ministério da Saúde adota atualmente o conceito de prevenção combinada, que reúne diferentes estratégias biomédicas, comportamentais e estruturais, adaptadas às necessidades e ao contexto de cada pessoa. Nesse cenário, o Agente Comunitário de Saúde (ACS), por sua atuação territorial, pode contribuir para ações educativas, orientação da população, identificação de situações de risco e aproximação dos usuários com os serviços de saúde.

Considerando as estratégias de prevenção das IST e do HIV e a atuação do ACS no território, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    26/09/2026 • 21:01
    Nesta questão, o foco é a prevenção combinada das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV, especialmente o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS). A prevenção combinada envolve múltiplas estratégias, como o uso de preservativos, testagem, vacinação e profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP). Essa abordagem amplia a proteção, porque nenhuma medida isolada é suficiente para garantir a segurança total.

    A alternativa (a) está correta ao listar essas estratégias, exatamente dentro do que o Ministério da Saúde propõe. A (b) também está correta, pois a PEP deve ser iniciada até 72 horas após a exposição para ter eficácia, e o ACS pode orientar a pessoa a procurar o serviço de saúde imediatamente.

    A opção (c) também acerta ao atribuir ao ACS ações educativas e o papel de aproximar as pessoas dos serviços de saúde, fundamental para o enfrentamento das IST.

    O erro aparece na alternativa (d), que afirma que o uso da PrEP elimina a necessidade de outras medidas preventivas, como o uso de preservativos e a testagem periódica. Isso não é verdade. A PrEP é uma ferramenta importante, mas não substitui o preservativo, que protege contra outras IST além do HIV, nem dispensa a testagem, importante para o cuidado contínuo da saúde. Portanto, esta alternativa é incorreta.

    Por isso, a resposta correta, ou seja, a alternativa INCORRETA é a letra (d).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.