Equipe Gabarite
EQUIPE
06/10/2026 • 21:02
Vamos falar sobre um tema importante na urologia: a síndrome pós-RTU (Ressecção Transuretral da Próstata). Durante a RTU, utiliza-se uma solução para irrigação da bexiga, que pode ser água destilada, glicina 1,5%, entre outras, para permitir boa visualização e remoção do tecido prostático. Um problema sério pode ocorrer quando essa irrigação é absorvida excessivamente pelo organismo, levando a uma intoxicação hídrica, caracterizada por hiponatremia dilucional (baixa concentração de sódio no sangue por excesso de água).
No caso apresentado, o paciente após 30 minutos de cirurgia com glicina 1,5% apresenta confusão mental, náuseas e agitação. Esses sintomas são típicos da hiponatremia dilucional causada pela absorção da solução de irrigação no sistema circulatório, o que caracteriza a síndrome pós-RTU. A hiponatremia dilucional provoca disfunção cerebral pela alteração do equilíbrio osmótico.
As outras alternativas são menos compatíveis: a hipercalemia não é característica dessa situação, reação alérgica à glicina não é comum e não explica o quadro clínico apresentado, e hiperdosagem de medicamentos não está relacionada diretamente ao uso da solução de irrigação.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.
No caso apresentado, o paciente após 30 minutos de cirurgia com glicina 1,5% apresenta confusão mental, náuseas e agitação. Esses sintomas são típicos da hiponatremia dilucional causada pela absorção da solução de irrigação no sistema circulatório, o que caracteriza a síndrome pós-RTU. A hiponatremia dilucional provoca disfunção cerebral pela alteração do equilíbrio osmótico.
As outras alternativas são menos compatíveis: a hipercalemia não é característica dessa situação, reação alérgica à glicina não é comum e não explica o quadro clínico apresentado, e hiperdosagem de medicamentos não está relacionada diretamente ao uso da solução de irrigação.
Portanto, a alternativa correta é a letra c.