O tratamento do hipogonadismo masculino visa ao alívio dos sintomas, à restau...

O tratamento do hipogonadismo masculino visa ao alívio dos sintomas, à restauração de níveis normais de testosterona e à melhora da qualidade de vida dos pacientes. Sobre o hipogonadismo masculino ...


publicidade
O tratamento do hipogonadismo masculino visa ao alívio dos sintomas, à restauração de níveis normais de testosterona e à melhora da qualidade de vida dos pacientes. Sobre o hipogonadismo masculino e a Terapia de Reposição de Testosterona (TRT), assinale a opção correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    06/10/2026 • 08:02
    Vamos falar sobre o hipogonadismo masculino e a terapia de reposição de testosterona, que é um tratamento importante para pacientes com baixos níveis desse hormônio. A TRT busca restaurar níveis normais de testosterona, melhorar sintomas como fadiga, baixa libido, perda muscular e qualidade de vida.

    Primeiro, é importante entender que o uso da testosterona não é indicado em algumas situações, como em pacientes com carcinoma prostático ativo, pois a testosterona pode estimular o crescimento do câncer. Portanto, a alternativa 'a' está incorreta porque o carcinoma prostático constitui uma contraindicação para a TRT.

    Em relação à apneia do sono não tratada e ao hematócrito elevado (acima de 50%), a TRT pode aumentar ainda mais o risco de complicações. Por isso, pacientes com essas condições devem ter a apneia tratada e o hematócrito controlado antes de iniciar a reposição, o que torna a alternativa 'b' correta.

    Sobre a alternativa 'c', a TRT não é usada como método anticoncepcional masculino. Na verdade, apesar de a testosterona reduzir a produção de espermatozoides, ela não é considerada um método confiável para contracepção.

    Por fim, a alternativa 'd' é completamente inadequada, já que o uso de esteroides anabólicos em atletas pode causar efeitos colaterais graves e não é seguro nem recomendado para fins estéticos ou de ganho de performance.

    Portanto, a resposta correta é a letra 'b'.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.